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http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves, Amílcar | - |
dc.contributor.author | Dias, João Carlos Quaresma | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-18T13:53:10Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:43:21Z | - |
dc.date.available | 2013-04-18T13:53:10Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | Dias, João Carlos Quaresma - A integração dos portos nacionais e do "Ro-Ro" nos sistemas logísticos globais do automóvel [Em linha] : a formação de bipolaridades. Lisboa : [s.n.], 2001. 2 vol. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/2523 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2523 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Gestão na especialidade de Estratégia apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | A emergência da globalização das economias e a explosão das redes da informação, está simultaneamente a globalizar e a acelerar a circulação física das mercadorias e produtos que, neste inicio de século e de milénio, assume proporções nunca antes imaginadas A racionalização dos recursos que intervêm nos diversos processos da produção e distribuição, já não é hoje vista apenas no âmbito estrito de cada um dos elementos que compõem o respectivo segmento, mas sim de uma forma integrada, de maneira a obter-se um processo global optimizado, ou seja, uma cadeia logística harmoniosa, sem atritos e tão porta-a-porta quanto possível. Uma cadeia optimizada em termos dos recursos consumidos, dos custos e dos tempos de circulação, e que, fundamentalmente, acrescente valor satisfazendo o cliente final que é a entidade que puxa toda a cadeia e promove o arranque de todos os ciclos nos respectivos sistemas logísticos. Tais sistemas, que quando se destinam à produção e distribuição de veículos automóveis, correspondem a um dos exemplos mais paradigmáticos desta movimentação logística global. Portugal, país ribeirinho, apesar de funcionar actualmente e em termos económicos, como periferia do centro, participa nas cadeias de valor deste produto cada vez mais popular e personalizado, o veículo automóvel e consegue, ainda, integrar a ligação por transporte marítimo entre a produção e o consumo deste bem. Consideramos que a investigação mostrou que, para o caso português, existe um modelo funcional de integração do transporte marítimo de curta distância nas cadeias logísticas dos veículos automóveis o qual reside na formação de bipolos logísticos entre pólos portuários e plataformas logísticas terrestres. Finalmente, espera-se que os diversos níveis de decisores possam encontrar neste trabalho informação útil à formulação das estratégias que, a bem da competitividade da economia nacional, é necessário implementar. | por |
dc.description.abstract | The trend towards globalisation of the economies and the explosion in the information network is having an effect in the globalisation but also in the speeding out of the goods or products transport, which now, in the beginning of this century and millennium, has assumed proportions never imagined before. The rationalisation of the resources involved in the various production and distribution processes is no longer looked at today from the narrow angle of the individual elements that make up the respective production or distribution line; the approach is rather an integrated one, aimed at achieving an optimised global process, i.e. a harmonious logistics chain, a door-to-door process without frictions, also optimised in terms of the resources consumed, the costs and the transit times and pulled, upstream, by the customers. The logistics network of the automobile Supply chain, which involves production and distribution, is an illustrative, and paradigmatic example of global operations and logistics. Portugal, a periphery economy (towards the centre of Europe) participates inbound, in this Supply chains, both, with rail and road transport, and also, with short sea shipping, outbound, in these global customized systems of production and distribution. This research has been developed within this scope and, his main goal is the development of functional framework, applied for Portuguese integration of short sea shipping in the automobile supply chain by means of bipolarity between a portuary terminal and a logistical platform. Managers can find in this work, some significant information, for it might constitute a basis to formulate and implement competitive strategies pointing the development of Portuguese economy. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Economia | por |
dc.subject | Globalização | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Indústrias | por |
dc.subject | Automóvel | por |
dc.subject | Comércio | por |
dc.subject | Mercados | por |
dc.subject | Instalações portuárias | por |
dc.subject | Exportações/importações | por |
dc.title | A integração dos portos nacionais e do "Ro-Ro" nos sistemas logísticos globais do automóvel : a formação de bipolaridades | por |
dc.type | outro | por |
dc.identifier.tid | 101094825 | - |
Appears in Collections: | TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal |
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