You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHenriques, Susana-
dc.contributor.authorAparício, João Carlos Coelho-
dc.date.accessioned2013-05-03T15:05:38Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:42Z-
dc.date.available2013-05-03T15:05:38Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:42Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationAparício, João Carlos Coelho - A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais [Em linha] : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundário. Lisboa : [s.n.], 2012. XII, 129 [15] p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2535-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2535-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelo de repositório digital de recursos educativos, no contexto de uma biblioteca escolar do ensino básico e secundário. Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, analisamos o processo de criação e organização de um protótipo de repositório digital, integrado no conjunto de outros serviços de informação da biblioteca, como o catálogo bibliográfico em linha e ferramentas da Web 2.0. Para além de se contextualizarem os procedimentos envolvidos, desde a fase de instalação e parametrização da plataforma DSpace até à definição de políticas de validação e controlo da qualidade dos conteúdos depositados, são também caracterizados os hábitos e perceções de professores e alunos quanto ao acesso e uso de tecnologias digitais e recursos de informação nas atividades de ensino e aprendizagem. Com os resultados desta investigação, os serviços de informação da biblioteca escolar são reequacionados no sentido de melhor corresponderem à necessidade de captura, organização e preservação de objetos em formato digital, num quadro de incentivo à partilha e reutilização de recursos educativos, formação de comunidades de prática e desenvolvimento de competências de literacia da informação.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a model of a digital educational resources repository, in the context of a school library. Following an Action-Research methodological approach, it explores the possibility of articulating digital repositories with other information management and dissemination services in the digital environment, such as the online public access catalog and some Web 2.0 tools. In addition to contextualize the inherent procedures to the creation and development of a digital repository prototype, from the installation and customization of the DSpace platform to the definition of validation and quality control policies, habits and perceptions of teachers and students are featured in regarding the access and use of digital technologies and learning resources. With the results of this investigation, the information services of the school library are redefined to better meet the requirements of capture, organization and preservation of digital documents, promoting the reuse and sharing of educational resources, the creation of communities of practice and the development of information literacy skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectRepositórios digitaispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectCatálogospor
dc.subjectPlataforma DSPACEpor
dc.subjectDigital repositoriespor
dc.subjectInformation literacypor
dc.subjectSchool librariespor
dc.subjectOPACpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.titleA biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundáriopor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.