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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2540
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dc.contributor.advisorPires, Ramos-
dc.contributor.authorClemente, Carla Gonçalves Pereira-
dc.date.accessioned2013-05-09T15:06:20Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:43Z-
dc.date.available2013-05-09T15:06:20Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:43Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationClemente, Carla Gonçalves Pereira - Sistemas integrados [Em linha] : aplicação às instituições da saúde. Lisboa : [s.n.], 2012. 176 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2540-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2540-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Qualidade apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNa nova abordagem social, as Instituições reforçam a vertente da demonstração de bom desempenho relativamente às relações que estabelecem com as diversas partes interessadas: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros, concorrentes, organismos públicos, grupos de interesse e sociedade. A transformação cultural, influencia profundamente o comportamento das Instituições, na medida em que se assumem preocupações estratégicas ao nível da qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social. O Sistema de Gestão integrando diversos subsistemas Qualidade, Ambiente,Segurança e Responsabilidade Social, procura conciliar a Cultura Institucional com os princípios éticos, novas tecnologias e novas práticas de gestão para um desempenho sustentável, por forma a tornar a entidade mais flexível, mais organizada e mais eficiente. As Instituições de Saúde têm centrado a qualidade na vertente clínica e/ou técnica, constatando-se que a complexidade e características especificas do Serviço de Saúde associada às novas exigências dos Clientes/Utentes/Cidadãos e à evolução das necessidades da sociedade em matérias de saúde requer para além da qualidade clínica, a eficiência e eficácia destas Organizações no enquadramento de uma politica de gestão sustentável orientada para resultados que proporcionem ganhos em saúde. Neste sentido, denota-se a evolução da gestão hospitalar na adopção de sistemas de Acreditação e Certificação, bem como outros instrumentos de gestão característicos dos contextos empresariais. O principal objectivo desta dissertação consiste em analisar a integração das diversas dimensões da Qualidade e respectivos subsistemas no enquadramento específico das Instituições da Saúde enquanto instrumento de gestão orientado para a Melhoria Contínua da Qualidade dos cuidados de saúde.por
dc.description.abstractNowadays Organizations are facing a new social approach. They highlight the performance in the relationship with the stakeholders: customers, employees, suppliers, partners, competitors, government institutes and communities groups in general. The cultural change deeply influences the Organizations. They assume strategic management actions related with quality, environment, security and social responsibility. The Management System that include several sub-systems, Quality, Environment, Security and Social Responsibility, try to conciliate the Organization Culture with ethics principles, new technologies and new management practices in order to achieve the sustainable performance and give more flexibility and efficiency to the Organization. Health Care Organizations have been concentrated its Quality Systems only on the clinic and/or technical side. The complexity and the special characteristics of the Health Care associated to the new requirements of Costumer/Patient/Citizen and the new society needs related to the health care services need to be approach with more than clinic quality guidelines. The efficiency and the effectiveness of the Organizations must be achieved through a sustainable management policy oriented to results that can be translated in health gains. In order to accomplish these main goals, Health Care Services management has been adopting Accreditation and Certification Models and other management tools usually used by business companies. The aim of this dissertation is analyze the several Quality perspectives and the related sub-systems on the specific context of the Health Care Organizations as an tool management framework to promote the Continuous Improvement an the Quality of the health care services.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectQualidade totalpor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectServiços de saúdepor
dc.subjectHospitaispor
dc.subjectCertificado de qualidadepor
dc.subjectQuality dimensionspor
dc.subjectIntegrated management systempor
dc.subjectSustainable performancepor
dc.subjectContinuous improvementpor
dc.subjectCustomer/Userpor
dc.subjectHealth care managementpor
dc.titleSistemas integrados : aplicação às instituições da saúdepor
dc.typeoutropor
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