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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2557
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dc.contributor.advisorAires, Luísa-
dc.contributor.authorMontez, Risoleta-
dc.date.accessioned2013-05-27T13:41:21Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:44Z-
dc.date.available2013-05-27T13:41:21Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMontez, Risoleta - Formação online de professores e utilização das TIC na escola [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 152, [55] p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2557-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2557-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO forte investimento registado na disseminação de tecnologias digitais, bem como as facilidades crescentes de acesso à Internet, não se têm feito acompanhar do desenvolvimento de competências para o seu uso em contextos educativos. Esta realidade impõe o desenvolvimento de novas dinâmicas nas escolas, esperando-se dos professores competências sociais e pedagógicas que facilitem a criação de zonas de desenvolvimento próximo orientadas para a sociedade digital. Investigações anteriores, desenvolvidas no âmbito da Rede de Observatórios Municipais para a Literacia e a Inclusão Digital, revelam que, apesar de os professores do 1º ciclo reconhecerem importância às tecnologias digitais e à Internet, não usam com frequência estas tecnologias, justificando o seu reduzido uso na ausência de competências pedagógicas (Aires & Melro, 2011). Por outro lado, as lógicas de monodocência no 1º ciclo do ensino básico desenvolveram culturas de isolamento profissional que não beneficiam as dinâmicas de trabalho em rede, dimensões fundamentais para a promoção da literacia digital. Com base na realidade exposta, no presente estudo de caso pretende-se conhecer em que medida a formação contínua online, centrada em lógicas colaborativas, contribui para a aquisição de competências no uso de tecnologias digitais e da Internet em contexto de sala de aula. De um modo particular, pretende-se saber em que medida as práticas colaborativas online entre pares, geradas em torno da criação e do uso do blogue com finalidades educativas, contribuem para a aquisição de competências pedagógicas para uso de tecnologias digitais e da Internet. Da análise e discussão dos dados obtidos na sequência desta investigação, conclui-se que a formação contínua de professores no âmbito das TIC feita através da plataforma Moodle é mobilizadora de dinâmicas colaborativas entre os formandos, o que favorece, além do desenvolvimento das competências instrumentais dos professores, a alteração das suas conceções sobre a utilização do computador em contexto de sala de aula. Assim, com as conclusões deste estudo abrem-se pistas para a reconfiguração dos processos de formação contínua de professores, em regime de e-learning, favoráveis à inclusão digital nas escolas do 1º ciclo.por
dc.description.abstractStrong investment in the dissemination of digital technologies, as well as increasing ease of access to the Internet, has not been accompanied by the development of skills for their use in educational settings. Thus, new dynamics have to be developed in schools, and teachers are expected to have social and pedagogical skills that are able to assist in creating zones of development geared towards the digital society. Previous research, accomplished under the Network of Municipal Observatories for Literacy and Digital Inclusion, has revealed that, although teachers in the 1st cycle of basic education acknowledge the importance of digital technologies and the internet, they do not often use these technologies, justifying this situation on the basis of a lack of pedagogical skills (Aires & Melro, 2011). Additionally, the principle of mono-teaching (i.e., one teacher teaches all compulsory subjects) in the 1st cycle of basic education has led to cultures of professional isolation, which hinder the dynamics of networking, a fundamental dimension of the promotion of digital literacy. Given these facts, this study aims to explore to what extent online continuing training, based on collaborative principles, can contribute to acquiring skills in the use of digital technologies and the Internet in a classroom setting. In particular, it intends to determine whether online collaborative practices among peers, generated on the basis of a blog with educational purposes, can contribute to acquiring pedagogical skills to use digital technologies and the internet. From the analysis and discussion of the data obtained as a result of this investigation, we conclude that the continuous training of teachers through the platform Moodle in the context of TIC promotes the collaboration among the trainees, which contributes to the development of teachers’ instrumental skills and to the change of their concessions on the use of computer in the context of the classroom. The study’s conclusions point out new paths to restructure the processes of continuing teacher training based on e-learning, which is able to boost digital inclusion in 1st cycle schools.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectFormação de professores em exercíciopor
dc.subjectPlataforma Moodlepor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectComunidades de aprendizagempor
dc.subjectComunidades virtuaispor
dc.subjectDigital technologiespor
dc.subjectContinuing teacher trainingpor
dc.subjectLearning communitiespor
dc.titleFormação online de professores e utilização das tic na escolapor
dc.typeoutropor
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