You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Vitor-
dc.contributor.authorMartins, Maria da Conceição de Magalhães-
dc.date.accessioned2013-06-24T13:32:43Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:45Z-
dc.date.available2013-06-24T13:32:43Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMartins, Maria da Conceição de Magalhães - Galerias e mundos virtuais na educação [Em linha] : aplicação à história da arte. Lisboa : [s.n.], 2012. 106 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2568-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2568-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractAs tecnologias integradas no currículo permitem uma regeneração do ensino e das práticas pedagógicas. Ao utilizar a multimédia no ensino estamos a contribuir para a modernização dos métodos de estudo. Neste projeto ao utilizarem-se aplicações de multimédia específicas foi com o intuito de proporcionar aos alunos situações motivacionais e promotoras de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados na disciplina de História e Cultura das Artes. É ainda propósito deste projeto estudar e compreender a intercessão das novas tecnologias, sobretudo os ambientes tridimensionais no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, aplicou-se a tecnologia VRML/X3D como apoio à transmissão de conhecimentos na História da Arte. Para tal, criou-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, funcionalidade e acessibilidade deste ambiente 3D no âmbito educativo. Procurou-se com esta investigação, estudar o impacto pedagógico desta aplicação e averiguar se esta facilita a aquisição de conteúdos pedagógicos assim como, desenvolvimento de competência dos alunos, após a sua utilização. O resultado obtido nos exames nacionais constitui-se como indicador positivo a favor da utilização desta aplicação de multimédia, pois obtiveram-se resultados favoráveis, que julgamos serem decorrentes desta interação.por
dc.description.abstractThe technologies integrated into the curriculum allow regeneration of teaching and pedagogical practices. When using multimedia in education we are contributing to the modernization of methods of study. This project is to use multimedia applications with the specific aim to provide students with motivational and situations that promote meaningful learning of the content approached in History of Arts and Culture. Further purpose of this project is to study and understand the intersection of new technologies, especially the three-dimensional environments in teaching and learning process. We aim to study the use of VRML to support the transmission of knowledge in art history. We created an application that allowed us to make the study of usability, functionality and accessibility of this 3D environment in education. The goal of this research was to study the educational impact of this application and determine whether it facilitates the acquisition of educational content as well as competence development of the students, after their use. The results obtained in national examinations are as positive indicator for the use of multimedia application, because we obtained favorable results that derived from this interaction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRealidades virtuaispor
dc.subjectComunicação multimédiapor
dc.subjectHistória da artepor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectMétodos de aprendizagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectVRML (linguagens de programação)por
dc.subjectArcadepor
dc.subjectVirtual worldspor
dc.subjectVRMLpor
dc.subjectArtpor
dc.subjectHistory and culture artspor
dc.subjectEducation through artpor
dc.titleGalerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da artepor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.