You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Cristina Correia de-
dc.date.accessioned2013-06-24T14:56:55Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:44Z-
dc.date.available2013-06-24T14:56:55Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:44Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationOliveira, Ana Cristina Correia de - Lideranças intermédias na escola [Em linha] : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de caso. Lisboa : [s.n.], 2012. 2 vol.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2571-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2571-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA coordenação dos directores de turma é uma estrutura de coordenação educativa e de supervisão pedagógica com relevância em termos de orientação, acompanhamento e supervisão dos docentes que exercem as funções de director de turma. Com o presente trabalho pretende-se compreender, com recurso à metodologia de estudo de caso, qual o papel do coordenador dos directores de turma, numa escola concreta, bem como o tipo de liderança por ele exercido. Para concretizar o nosso objectivo procedemos, em primeiro lugar, a uma análise da legislação em vigor e dos documentos internos da escola, bem como de outros estudos já realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, recorremos à análise documental, às reuniões do conselho de directores de turma e à entrevista aos directores de turma, às coordenadoras dos directores de turma e ao presidente do conselho pedagógico, para procurar compreender e identificar as competências, as funções e as responsabilidades inerentes ao exercício do cargo de coordenador dos directores de turma e, também, o tipo de liderança exercido pelas docentes que exercem este cargo na escola que foi nosso objecto de estudo. Procurámos, ainda, elencar os aspectos positivos, negativos e a melhorar quer no trabalho das coordenadoras dos directores de turma, quer dos próprios directores de turma. Pudemos verificar que, para o exercício do cargo de coordenador dos directores de turma, é importante considerar as capacidades de relacionamento interpessoal, de liderança e o perfil individual, bem como o conhecimento aprofundado da legislação vigente. Salientamos, por fim, a grande ligação das coordenadoras dos directores de turma, e dos próprios directores de turma, às regras e à Lei, o que configura o exercício de cargos com uma grande carga burocrática.por
dc.description.abstractThe coordination of the class directors is a structure of educational coordination and of pedagogical supervision relevant in terms of orientation, follow up and supervision of the teachers which carry out the job of class director. With the present work we intend to understand, using the case study methodology, what is the role of the coordinator of class directors, in a specific school, as well as the type of leadership he/she uses. To achieve our objective we proceed first of all with an analyses of the current legislation and the internal school documents, as well as other studies available on this matter. Latter, we analysed documentation, the class directors council meetings and we interviewed the class directors, the class directors coordinators and the president of the pedagogical council, to try to understand and identify the skills, the job profile and the responsibility of the class directors coordinator and the type of leadership put in practice by the teachers which have this role in the school chosen as our case study. We also tried to list all the positive and negative aspects and improve the work of both the class directors as well as their coordinators. We could see that for the role of the class directors coordinator it is important to consider the relationship and leadership skills and the individual profile as well as a deep knowledge of the current legislation. We highlight the strong connection between the class directors and their coordinators, to the rules and the legislation, which translates in a highly bureaucratic job.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectCoordenaçãopor
dc.subjectDiretor de turmapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subject2º Ciclopor
dc.subject3º Ciclopor
dc.subjectVila Franca de Xirapor
dc.subjectClass directorpor
dc.subjectCoordinator of the class directorspor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectIntermediate leadershippor
dc.titleLideranças intermédias na escola : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de casopor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.