You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFlor, Pedro-
dc.contributor.authorRuivo, Teresa Lança-
dc.date.accessioned2013-06-28T15:58:52Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:45Z-
dc.date.available2013-06-28T15:58:52Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationRuivo, Teresa Lança - Impressões do sagrado [Em linha] : estudo de uma coleção privada de registos de santos. Lisboa : [s.n.], 2012. 215 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2578-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2578-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos do Património apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem por base a investigação que realizamos acerca da forma e conteúdo da coleção de registos de santos reunida por D. Gabriel de Sousa (1912-1997) e que atualmente pertence a um particular. Da vasta coleção de cerca de quinhentos registos de santos em papel e pergaminho fazemos incidir o nosso estudo numa amostra de oitenta e um registos que estiveram na base da realização de uma exposição e de um ciclo de conferências em que se abordaram os registos de santos do ponto de vista formal (gravados e em painéis de azulejo), do ponto de vista etnográfico e social (realização de círios) e do ponto de vista comercial da venda dos registos (principais casas de impressão e de comércio). Todas estas vertentes encontram-se presentes na coleção de D. Gabriel de Sousa e são expostas ao longo deste trabalho. Não é nosso propósito debruçarmo-nos sobre a oportunidade e correção da forma como a coleção se encontra compilada, mas sim, observá-la como um conjunto que foi reunido ao longo de um período de tempo e cuja organização demonstra um conhecimento, por parte do colecionador, que excede a simples fruição e curiosidade. D. Gabriel de Sousa dividiu a coleção em duas áreas distintas, organizando-as por temas, autorias e invocações: registos artísticos e registos populares acrescentando diversas notas datilografadas descritivas dos conteúdos da coleção. O nosso estudo, também, pretende apresentar uma coleção que poderá ter sido iniciada por fruição mas que permite ler, nas entrelinhas, o esforço que D. Gabriel de Sousa colocou na sua organização e cuja interpretação nos poderá auxiliar a entender melhor o colecionismo português, na esfera do privado, na primeira metade do século XX.por
dc.description.abstractThis master thesis is based on a research conducted about the form and content of the collection of records of saints gathered by D. Gabriel de Sousa (1912-1997) that currently belongs to a private collector. From the vast collection of records of about five hundred saints in parchment and paper we focused our study on eighty-one records that served as a basis to the making of an exhibition and a series of conferences in which the records of saints were approached formally (in their printed format and in tile panels), from an ethnographic, social (processions and other religious festivities) and commercial viewpoints (major printing houses and records trading). All these aspects are present in the collection of D. Gabriel de Sousa and are exposed along this work. Rather than drawing over the sense of opportunity and correctness of the way the collection is compiled, our purpose is to observe it as a set that was gathered over a period of time and whose organization demonstrates an understanding by its creator that exceeds simple curiosity. D. Gabriel de Sousa split the collection into two distinct areas, organizing them by themes, authorship and invocations: artistic records and popular records, both annotated. Our study aims to present a collection that may have been initiated for enjoyment that reveals in a parallel reading the effort D. Gabriel de Sousa put in organizing it and whose interpretation may help us better understand Portuguese art colleting, in the private sphere of the first half of the twentieth century.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSousa, Gabriel de, 1912-1997por
dc.subjectHistória de Portugalpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectColeçõespor
dc.subjectColecionadorespor
dc.subjectRegistos de santospor
dc.subjectGravuraspor
dc.subjectEstampaspor
dc.subjectCrença religiosapor
dc.subjectRecords of saintspor
dc.subjectCollectionpor
dc.subjectOrganizationpor
dc.titleImpressões do sagrado : estudo de uma coleção privada de registos de santospor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.