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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2586
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJacquinet, Marc-
dc.contributor.authorRodrigues, Roberto Paulo Soares-
dc.date.accessioned2013-07-08T14:37:17Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:46Z-
dc.date.available2013-07-08T14:37:17Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:46Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2586-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2586-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão/MBA apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA motivação é um dos pilares de sucesso de uma organização, no entanto, a sua componente social e psicológica, dificulta nas organizações os processos de tomada de decisão, assim mais do que teoricamente é importante que as organizações sejam capazes de medir no terreno a motivação dos seus trabalhadores. Sendo a motivação o resultado de diversas interacções, todo e qualquer indivíduo tem os seus diferentes factores motivacionais, assim e como todas as organizações trabalham com processos de recrutamento e selecção de trabalhadores, bem como a procura pela melhor gestão dos seus recursos humanos, a possibilidade de entender o que os motiva nas diferentes circunstâncias, levou a que este estudo se realizasse. Elaborado sob a forma de um estudo de caso, através de duas empresas, devidamente cotadas e representativas do tecido empresarial da Região Autónoma da Madeira, verificou-se o que realmente motiva os trabalhadores, sendo assim uma mais-valia para as empresas que poderão alterar paradigmas e respectivos planeamentos anuais e objectivos. Apesar da dificuldade, em grande parte provocada pela actual conjuntura económica, muitos dos trabalhadores revelam que a sua grande motivação é a possibilidade de auto-realização, fazer aquilo que realmente gosta, seja em situação para manter o seu trabalho ou na procura de outro. A importância que a empresa tem na sociedade é também um ponto de relevo e que motiva os trabalhadores, pois trabalhar para uma empresa de renome e que os pode potenciar na sua vida representa um grande índice motivacional. Desde Herzberg, Maslow, Deci ou outros, a divergência pela importância do factor financeiro é notória, algo que através deste estudo pode-se comprovar, pois independentemente da situação profissional em que o indivíduo se encontra, o factor motivacional financeiro (salário e prémios) é o segundo mais baixo, apenas alguns pontos acima da insignificância, que ao nível da motivação a qualidade sindical obtém. Este estudo efectuado representa para as diversas empresas da Região Autónoma da Madeira, um importante guia para a motivação dos seus trabalhadores, permitindo às administrações decidir mais de acordo com a motivação dos seus colaboradores e consequentemente aumentar os seus níveis de produtividade.por
dc.description.abstractMotivation is one of the pillars of success of an organization, however, its social and psychological component makes difficult the decision-making process in the organization, thus more than theoretically the organizations has to be able to measure on the field the motivation of their employees. Being the motivation the result of several interactions, each and every individual has their different motivational factors as well as all organizations work with recruitment and selection of employees, as well as the demand for better management of its human resources, the possibility to understand what motivates them in different circumstances, led to this study to take place. This review, in the form of a case study, through two companies properly representing the business community of Madeira, turn possible to know what really motivates workers, being a plus for companies that could change paradigms and also their annual plans and goals. Despite the difficulty, largely caused by the current economic climate, many workers show that their major motivation is the possibility of self-realization, do what they really like, staying in a position to keep their job or find another one. The importance that the company has on society is also a point of emphasis and that motivates employees to work for a reputable company and that can leverage in their life is a great motivational index. From Herzberg, Maslow or Deci, the divergence of the importance of financial factor is notorious, something that through this study can be proved, because apart of the professional situation in which the individual is, the motivational factor financial (salary and bonuses) is the second lowest, just a few points above of the insignificance level of motivation that quality of union has. This study represents to the various companies in Madeira, an important guide for the motivation of its workers, enabling administrations to decide according to the motivation of their employees and consequently increase their productivity levels, something that it’s directly connected to the motivation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociologia das organizaçõespor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectGestão de pessoalpor
dc.subjectPequenas e médias empresaspor
dc.subjectMadeirapor
dc.titleFactores motivacionais do indivíduo na manutenção e selecção de um trabalhopor
dc.typeoutropor
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