You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2610
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorViola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues-
dc.date.accessioned2013-09-16T14:49:36Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:53Z-
dc.date.available2013-09-16T14:49:36Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationViola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues - Avaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal [Em linha] : um estudo no 5º ano de escolaridade. Lisboa : [s.n.], 2012. 161 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2610-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2610-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA sociedade contemporânea enfrenta múltiplos desafios e à escola demanda práticas pedagógicas consentâneas com a realidade. No ensino da disciplina História e Geografia de Portugal considerámos a conexão dos saberes e domínios científicos das duas ciências, explicitados nos subdomínios que compõem a organização das Metas (intermédias) de Aprendizagem, para o quinto ano de escolaridade do Ensino Básico (MEC, 2010, 2012). A compreensão, a interpretação e a comunicação histórica-espacial são o núcleo do conhecimento e das capacidades de aprendizagem na disciplina. No desenvolvimento do processo, e utilizando-se instrumentos como o teste em duas fases, a narrativa histórica e o quadro interativo multimédia (QIM), privilegiámos a avaliação formativa e autorregulada, o feedback descritivo, para compreender como podem esses influenciar as aprendizagens dos alunos, a nível cognitivo e metacognitivo. A presente investigação desenvolveu-se entre setembro de 2011 e março de 2012. Foram envolvidos vinte e oito alunos, de idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma turma do 5º ano de escolaridade do 2º ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um estudo de investigação-ação, de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, em que a docente é a investigadora. Os dados apresentados são o resultado da recolha, registo, observação sistemática em sala de aula, diário de bordo, situados no processo e nas produções dos alunos. Espera-se que seja um contributo positivo na reflexão de práticas pedagógicas e de avaliação das aprendizagens dos alunos. O estudo evidencia como os instrumentos aplicados teste em duas fases, narrativa histórica, o feedback descritivo, trabalho de grupo, visita de estudo com guião e quadro interativo contribuem para a aprendizagem da disciplina.por
dc.description.abstractThe contemporary society faces multiple challenges and it demands from the school pedagogical practrices suited to reality. In the teaching of subjects of History and Geography of Portugal it has been considered to merge the knowledge and scientific domains of both sciences, which are explicit in the sub domains that compose the organization of the learning goals (intermedian) in the fifth year of Basic teaching (MEC, 2010, 2012). Comprehension, interpretation, and historico-spatial communication are the core of the knowledge and learning capabilities in the subject. While developing the process, and by the use of instruments such as the two phased teste, the historical tale and multimedia interactive board, the formative and selfregulated evaluation (the descriptive feedback) has been privileged in order to unsderstand how these tools can influence the learning process of the pupils at both cognitive and metacognitive levels. The current research has taken place between september 2011 and march 2012. There were twenty eigth pupils enrolled, beween nine and eleven years old, and belonging to a class from the fifth year of the second level of basic teaching. This is a research-action study, with qualitative, descriptive and interpretative approaches in which the teacher is the reseacher. The data presented is the result of collection, registration, systematic observation in the lecture room, logbook, located in the process and in the pupils own productions. In a hopeful manner it will positively contribute of the reflection of pedagogical practices and evaluation of the pupils´learning process. The present study shows how the used instruments two phased test, historical tale, descriptive feedback, work group, guided tour with script anda interactive board contribute of the learning of the subject.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subject2º Ciclopor
dc.subjectEnsino da históriapor
dc.subjectEnsino da geografiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectMétodo de avaliaçãopor
dc.subjectLearning history and geografy of Portugalpor
dc.subjectFormative evaluationpor
dc.subjectEvaluation instruments descriptive feedbackpor
dc.subjectPedagogical regulationpor
dc.titleAvaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal : um estudo no 5º ano de escolaridadepor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.