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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2652
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia-
dc.contributor.authorBicacro, Ilda Loureiro Martinho-
dc.date.accessioned2013-11-06T09:42:47Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:54Z-
dc.date.available2013-11-06T09:42:47Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBicacro, Ilda Loureiro Martinho - A utilização do portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem na disciplina de Geografia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. XIV, 149, XXV p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2652-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2652-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA avaliação formativa é a principal modalidade de avaliação do ensino básico, segundo os normativos legais e, como tal, deverá fazer parte integrante do processo de aprendizagem, tendo como objetivo a melhoria dessa mesma aprendizagem. Contudo, constata-se atualmente que na escola portuguesa, e de forma particular na prática pedagógica da professora investigadora, há ainda um longo caminho a percorrer para integrar esta modalidade avaliativa e os procedimentos que lhe são inerentes no processo de ensinar e aprender. A presente dissertação pretende descrever e aferir sobre a experiência de utilização do portefólio de aluno, como ferramenta de avaliação formativa, no contexto da disciplina de Geografia. Para este efeito, foi implementado o portefólio numa turma de vinte alunos do 7ºano, durante o ano letivo de 2010-2011. O trabalho adotou o formato de estudo de caso, seguindo uma metodologia mista, com as vertentes quantitativa e qualitativa. A recolha de dados foi feita através dos portefólios construídos pelos alunos, através da observação participante cujos registos foram reunidos no diário de bordo da professora investigadora, e simultaneamente docente, e da aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos participantes. A análise e interpretação dos dados obtidos mostram que o portefólio potencializa a regulação das aprendizagens e proporciona o desenvolvimento das competências propostas pelas orientações curriculares de geografia, e por conseguinte, o desenvolvimento da literacia geográfica dos alunos. Os alunos entenderam a avaliação formativa concretizada na utilização do portefólio como fazendo parte do processo de aprendizagem e, em particular, como um meio de identificar e solucionar as suas dificuldades. Contudo, mostraram também estar ainda muito ligados a uma forma de avaliação mais tradicional, revelando alguma dificuldade em descentrarem-se da avaliação na sua vertente relacionada com a obtenção de notas. Assim, o portefólio apresenta-se como uma ferramenta com múltiplas potencialidades no âmbito da aprendizagem e avaliação da Geografia, sendo uma proposta inovadora e potencialmente motivadora para o aluno, mas que enfrenta ainda o desafio de ser assimilado pelo próprio estudante.por
dc.description.abstractFormative evaluation, the primary modality of evaluation in basic education according to legal norms, should consequently be part of the learning process in view of learning improvement. However, in contemporary Portuguese school and particularly during the researcher’s teaching pedagogical practice it is observed that there is still a long way to go before this evaluation modality and its related procedures can be assimilated in teaching and learning processes. The present dissertation aims to describe and gauge the student’s portfolio user experience as a formative evaluation tool in the context of Geography subject. To this end the portfolio was employed in a 7th grade class of 20 students during the school year of 2010-11. This research took the case study format, following a mixed methods approach with both quantitative and qualitative analysis. Data were collected by means of portfolios made by students; through teacher/researcher participant observation allied to journal writing records; and finally surveying all participants by questionnaire. Analysis and interpretation of gathered data show that the portfolio potentiates the regulation of learning and provides the means for developing the skills proposed by Geography curricular guidance and, consequently, the student’s geographic literacy. Students understood formative evaluation conducted by portfolio deployment as part of the learning process and particularly as a means to identify and solve their problems. Nevertheless, students also proved to be highly connected to more traditional forms of evaluation, revealing some difficulties in decentring from aspects of evaluation related to grade obtainment. Thus, the portfolio arises as a tool with multiple potentialities in the field of Geography learning and evaluation; it is an innovative and possibly motivating proposal to students, but faces the challenge of assimilation by them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da geografiapor
dc.subjectMétodos de aprendizagempor
dc.subjectMétodo de avaliaçãopor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectSkillspor
dc.subjectFormative evaluationpor
dc.subjectLearning regulationpor
dc.subjectStudent portfoliopor
dc.subjectEvaluation toolpor
dc.titleA utilização do portefólio como instrumento de avaliação e aprendizagem na disciplina de Geografia : estudo de casopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201649861-
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