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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2659
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dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorPereira, Maria Manuela Neves Graça-
dc.date.accessioned2013-11-07T15:03:34Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:54Z-
dc.date.available2013-11-07T15:03:34Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:54Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPereira, Maria Manuela Neves Graça - Avaliação formativa e desenvolvimento da literacia geográfica com recurso às tecnologias no processo de aprendizagem [Em linha] : um estudo realizado numa turma do 7º ano de escolaridade. Lisboa : [s.n.], 2013. 160, [61] p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2659-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2659-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractCom a Declaração de Lucerne sobre a Educação Geográfica para o Desenvolvimento Sustentável (2007) atribui-se à educação um papel fundamental no desenvolvimento sustentável. Para responder às mudanças globais contemporâneas e aos atuais desafios da humanidade, a declaração centrou-se em três pontos: a contribuição da Geografia para a Educação voltada para o desenvolvimento sustentável, os critérios para o desenvolvimento de um currículo geográfico visando Educação e desenvolvimento sustentável; a importância da Informação e Tecnologias da Comunicação em Educação. A educação geográfica contribui para o cumprimento das metas enunciadas, na medida em que proporciona aos jovens aprendizagens que os dotam de uma educação de qualidade e de valores necessários para um futuro sustentável. Esta investigação, de natureza qualitativa, teve como objetivo descrever o processo avaliativo em contexto de sala de aula, na disciplina de Geografia, em que foram usadas tecnologias (Google Earth e GPS) como recurso educativo. O estudo realizou-se numa turma de dezoito alunos do sétimo ano, numa escola básica no centro do país, onde a investigadora é docente na disciplina de Geografia. A recolha de dados ocorreu no ano letivo de 2011-2012. Os dados foram recolhidos através de questionários, de registos em diário de bordo, das produções dos alunos e, também, pela análise de documentos. Os resultados indicam que o processo de ensino assumido pela professora investigadora, privilegiando a regulação das aprendizagens, constituiu-se como uma proposta inovadora e de forte motivação para os alunos, contribuindo para melhorar as aprendizagens e delas fazerem uso em situações do quotidiano. O teste em duas fases e o relatório escrito, realizado em grupo, em que se desenvolveu trabalho colaborativo com recurso às tecnologias proporcionaram o desenvolvimento das competências propostas pelas orientações curriculares da Geografia, e neste sentido, o desenvolvimento da literacia geográfica dos alunos. Os alunos entenderam a avaliação formativa como fazendo parte do processo de aprendizagem, em particular, como um meio de identificar e solucionar as suas dificuldades.por
dc.description.abstractWith the Lucerne Declaration about the Geographic Education for the Sustainable Development (2007), it was ascribed to education an essential role in the sustainable development. To give response to the global contemporary changes and the current humankind challenges, the Declaration ranged over in three key issues: the contribution of Geography to Education, targeting the sustainable development, the criterion for the development of a geographic curriculum aiming Education and the sustainable development, the importance of Information and Communication Technologies in Education. The Geographic Education contributes for the fulfillment of the stated aims, because it provides the youngsters with learning processes which endow them with an education of quality and with the necessary values for a sustainable future. This investigation, of qualitative nature, had as its primary objective to describe the evaluative process in a classroom context, in the subject of Geography, in which were used technologies (Google Earth and GPS), as the educative resources. The study was done in a seventh grade class with eighteen students, in an Elementary School situated in the center of the Portugal where the researcher is a Geography teacher. The collection of data took place in the academic year of 2011-2012. The data were collected through questionnaires, by records made in a logbook, from the students production and, also, by document analysis. The results show that the teaching process performed by the research teacher, focusing on the learning regulation, was proved to be an innovative proposal and a strong motivation for the students, helping the improvement of the learning process and its use in daily situations. The test has to moments and the written report, which is carried out in groups, is performed in a collaborative work and making use of technologies, provides the development of the students’ skills, according to the proposed guidelines for geography and, in this sense, the students’ development of their geographic literacy. The students understood the formative evaluation as a part of their learning process, particularly, as a mean to identify and to solve their difficulties.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da geografiapor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMétodo de avaliaçãopor
dc.subjectTestes escolarespor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectRelatórios de atividadepor
dc.subjectFormative evaluationpor
dc.subjectDigital toolspor
dc.subjectGeographic literacypor
dc.subjectLearning process regulationpor
dc.subjectWritten test in two momentspor
dc.subjectWritten reportpor
dc.titleAvaliação formativa e desenvolvimento da literacia geográfica com recurso às tecnologias no processo de aprendizagem : um estudo realizado numa turma do 7º ano de escolaridadepor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201649250-
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