You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2738
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Amílcar-
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Antónia Lima de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-01-06T11:17:55Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:56Z-
dc.date.available2014-01-06T11:17:55Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:56Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationAzevedo, Maria Antónia Lima de Oliveira - A aquisição da linguagem verbal numa experiência de educação pela arte [Em linha] : estudo de uma ação-investigação num jardim de infância. São João da Madeira : [s.n.], 2013. 169 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2738-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2738-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste projeto tem como principal objetivo observar e analisar as aquisições e aprendizagens (das crianças do pré-escolar) no domínio da linguagem verbal e os respetivos processos de desenvolvimento, numa perspetiva transversal às expressões artísticas. Assente numa abordagem qualitativa, esta ação-investigação incidiu sobre as práticas pedagógicas da educadora-investigadora, em busca de uma reflexão permanente e questionada. A estrutura do projeto baseou-se no Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (2005), definindo-se os quatro polos (Sujeito, Agente, Objeto e Ambiente) adaptados ao contexto do estudo. O processo desenvolveu-se numa sequência de quatro fases – fundamentação; conceção; intervenção; retroação, reflexão e avaliação – de acordo com as orientações de Martins (2002). Os instrumentos de recolha de informação (observação participante, narrativas, vídeos, fotografias, audiogravações, comentários e trabalhos das crianças) permitiram observar e registar, de forma pormenorizada, o processo das experiências desenvolvidas. A narrativa como meio de análise e interpretação da informação permitiu um registo organizado, constituindo um documento de partilha, formação, autoformação e memória. A síntese da documentação exposta e a apresentação das experiências/vivências – no âmbito da linguagem verbal em articulação com as expressões artísticas – permitiram esclarecer os encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa sobre as aquisições e aprendizagens que as crianças podem alcançar no domínio da linguagem verbal, através de uma experiência de educação pela arte.por
dc.description.abstractThe aim of this project is to observe and analyse the (pre-school children) acquisitions and learning in the area of verbal language, as well as their developmental processes, from a perspective cross-cutting the artistic expressions. Based on a qualitative approach, this action research focused on the pedagogic practices of the educator researcher, in search for a permanent and inquisitive reflection. The structure of the project was based on Renald Legendre’s Model of Pedagogic Relation (2005). The four poles (Subject, Agent, Object and Environment) were defined and adapted to the context of the study. The process was developed in a sequence of four phases – rationale; conception, intervention, retroaction, reflection and evaluation – according to Martins’s guidelines (2002). The data collection instruments (participative observation, narratives, videos, photos, audio-recordings, comments and the children’s works) allowed us to observe and register, with detail, the process of the experiences developed. The narrative as a means for information analysis and interpretation allowed for an organised register, which constitutes a sharing, training, self-training and memory document. The synthesis of the presented documentation and the presentation of experiences – within the verbal language and in articulation with the artistic expressions – allowed us to clarify the parents and other elements from the education community about the acquisitions and learning that children can achieve in the area of verbal language, through an experience of education through art.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectCriação artísticapor
dc.subjectAquisição da linguagempor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectComunicação verbalpor
dc.subjectInvestigação açãopor
dc.subjectVerbal languagepor
dc.subjectArtistic expressionspor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectPedagogic Relation Modelpor
dc.subjectAction researchpor
dc.titleA aquisição da linguagem verbal numa experiência de educação pela arte : estudo de uma ação-investigação num jardim de infânciapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138255-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.