You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, José da Silva-
dc.contributor.authorFrancisco, Helena Maria de Matos Gregório Vicente-
dc.date.accessioned2014-02-14T14:03:42Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:57Z-
dc.date.available2014-02-14T14:03:42Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:57Z-
dc.date.issued2012-12-11-
dc.date.submitted2014-02-14-
dc.identifier.citationFrancisco, Helena Maria de Matos Gregório Vicente - A festa a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa [Em linha] : o valor da cultura de um povo, a força da sua identidade, coesão social e economia da cultura perante a era da globalização. [S.l.] : [s.n.], 2012. 227 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2947-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2947-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Relações Interculturais apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO grande objetivo deste trabalho, do ponto de vista antropológico, consiste em fazer chegar a um público geral o resultado de todas as investigações relacionadas com o conjunto de práticas performativas e comportamentos rituais próprios da aldeia da Lousa no distrito de Castelo Branco. Estudamos, por isso, um contexto específico, uma festa realizada todos os terceiros domingos de Maio, condição premente desde a data a que remonta uma lenda que justifica a sua realização. Neste caso específico de estudo, a vida quotidiana da Lousa apresenta-se à margem destes rituais que congregam o corpo comunitário uma vez por ano. Essa festa envolve um conjunto de práticas distintas de carácter religioso e pagão. Estes dois elementos fundem-se num só, onde o objetivo primeiro é presentear a Santa padroeira por um favor concedido em tempos áureos relacionado com a referida lenda. Todas estas práticas pautam-se por um tom profundamente religioso e ritualista pouco usual no nosso país. A tese relata a experiência prática de um grupo de cidadãos que teimam em manter viva a tradição, seguindo fielmente o que lhes foi ensinado e transmitido através do tempo, estabelecendo, assim, uma relação entre o seu padrão identitário, e a valorização da sua cultura, que passa por uma perspetiva espontânea e natural, por assim dizer, para uma perspectiva Cultural. Estudar estes rituais é perceber a comunidade na sua essência e fora dos padrões comuns, é entendê-la associada a um modo de vida mais puro que existiu e que ainda teima em subsistir. Assim, consideramos pertinente referir que a nossa preocupação passa por colocar em evidência para futura reflexão o risco de se perderem estas práticas locais, face a um pensamento dominante e homogéneo. Atravessamos, assim, uma fase profundamente materialista fazendo com que os interesses economicistas dominem todas as tendências existencialistas e todos os setores sejam, inevitavelmente, afetados por este novo modo de pensar, nomeadamente a cultura.por
dc.description.abstractThe great object, on the anthropological point of view, of this work is aiming to reach a general audience, the result of all investigations related to the set of the performativity practices and behaviour rituals of the village of Lousa, in Beira Baixa. Therefore, it was studied a specific context, a festivity that takes place every third Sunday in May, preeminent condition since the date that goes back to a legend that justifies its implementation. In this particular study case, the daily life of Lousa presents the margin of the body rituals that congregate community once a year. This festival involves a distinct set of practices of religious and pagan character. These two elements unite into one, where the primary objective is to present the patron saint for a favor granted in the heyday relationship with the legend. All these practices pass a deeply religious and ritualistic tone unusual in our country. The thesis reports the experience of a group of citizens who insist in keeping alive the tradition, faithfully following what was taught and transmitted to them through time, thereby also establishing a relationship between their standard of identity, and appreciation of their culture, making the passage of a spontaneous and natural perspective, so to speak, for a cultural perspective. Studying these rituals is to understand the Community in its essence and out of the common patterns associated to a pure way of life that existed and still persists. So, we consider essential to mention that our concern is to take to evidence, for future consideration, the risk that these local practices are exposed in this times of unifying global thinking. The World goes through times paying significant importance to materialism, with economical interests dominating everything from the mere existence of human being, passing through human thought, to affecting culture in its more primordial object.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectCostumes e tradiçõespor
dc.subjectCulturas popularespor
dc.subjectFestas popularespor
dc.subjectFestas religiosaspor
dc.subjectRituaispor
dc.subjectLousapor
dc.titleA festa a Nossa Senhora dos Altos Céus e as danças tradicionais da Lousa : o valor da cultura de um povo, a força da sua identidade, coesão social e economia da cultura perante a era da globalizaçãopor
dc.typeoutropor
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.