You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2957
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorTrindade, Anastácia Afonso dos Ramos-
dc.date.accessioned2014-02-24T16:15:20Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:57Z-
dc.date.available2014-02-24T16:15:20Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationTrindade, Anastácia Afonso dos Ramos - Coexistência de línguas maternas e língua segunda no sistema santomense [Em linha] : o papel da educação artística. Lisboa : [s.n.], 2013. 123 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/2957-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/2957-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Arte e Educação apresentação à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta dissertação tem por propósito examinar a confluência das línguas maternas faladas em S. Tomé e Príncipe e refletir sobre a coexistência destas Línguas e a Língua segunda no sistema educativo santomense e o papel da leitura e da educação artística nesse contexto. Parte-se assim de uma descrição da situação linguística do país, estabelecendo-se os seus principais contornos em termos das línguas faladas e da língua de escolarização, neste caso, o português europeu. Aborda-se em seguida o papel da educação artística no contexto da promoção da língua materna e da sua relação com a língua de escolarização, no sentido de potenciar o sucesso educativo das crianças, ao favorecer a construção da identidade santomense e ao aumentar a auto-estima dos alunos. A segunda parte deste trabalho incide sobre um estudo empírico, cruzando elementos variados, no sentido de identificar a posição dos professores de S. Tomé e Príncipe em relação ao papel e lugar das línguas maternas no seu contexto educativo e aos contributos da educação artística para a promoção dessas línguas.por
dc.description.abstractThis dissertation has the purpose to examine the confluence of mother tongues spoken in S. Tomé and Príncipe and reflect on the coexistence of these languages and second language education system in São Tomé and the role of reading and arts education in this context. It starts with a description of the linguistic situation of the country, establishing its main contours in terms of spoken languages and the language of schooling, in this case, European Portuguese. Then it approaches the role of arts in education in the context of the promotion of mother tongues and its relation to the language of schooling in order to enhance the educational success of children by supporting the construction of their identity as São Tomé and Príncipe citizens and also to increase self-esteem of students. The second part of this dissertation focuses on an empirical study crossing different elements in order to identify the position of teachers of S. Tomé and Príncipe regarding the role and place of mother tongues in their educational context and contributions of arts education for the promotion of these languages.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectPlurilinguismopor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectCrioulopor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectS. Tomé e Príncipepor
dc.subjectMother tonguespor
dc.subjectSecond languagepor
dc.subjectIntercultural educationpor
dc.subjectArt educationpor
dc.titleCoexistência de línguas maternas e língua segunda no sistema santomense : o papel da educação artísticapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138174-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.