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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3006
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarmo, Hermano-
dc.contributor.authorLuís, Carla-
dc.date.accessioned2014-03-14T10:23:16Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:58Z-
dc.date.available2014-03-14T10:23:16Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLuís, Carla - Compatibilização entre o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e as necessidades do mercado de trabalho [Em linha] : estudo de um caso de gestão curricular. [Lisboa] : [s.n.], [2013]. 182 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3006-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3006-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNa presente investigação, procura-se comprovar a adequabilidade do currículo definido para o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (MIEA), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), às necessidades do mercado de trabalho, no sector de gestão de resíduos. A inexistência de um modelo universal de monitorização e avaliação de resultados de aprendizagem no Ensino Superior conduziu o investigador a uma análise ao processo de conceção dos resultados de aprendizagem, com o objectivo de confirmar a eficiência curricular do curso e, como tal, a eficácia no desempenho profissional dos diplomados que constituem a amostra. A fundamentação teórica baseia-se nos campos de sociologia das profissões e desenvolvimento curricular. Na componente empírica, o tipo de amostra recai sobre a não probabilística, através da aplicação de inquéritos por questionário, por um lado à Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES), ao director do curso, aos docentes das Unidades Curriculares Tecnologias e Sistemas de Tratamento de Resíduos I e Ferramentas de Decisão Ambiental, por outro a cinco diplomados do curso MIEA (FEUP), empregados em empresas do sector de gestão de resíduos. Nas respostas dos decisores curriculares analisam-se, essencialmente, os principais critérios de formulação de resultados de aprendizagem, nomeadamente a sua coerência e transparência; a conformidade com os quadros normativos do Ensino Superior e da Ordem dos Engenheiros; o equilíbrio na conjugação dos três tipos de resultados de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e atitudes); a sua adequação aos fatores de mudança externa, mais concretamente à alteração do regime de geral de gestão de resíduos (Lei n.º 73/2001, de 17 de junho). De seguida, lança-se um “olhar” quer sobre a opinião dos cinco Engenheiros do Ambiente inquiridos sobre a relevância e a facilidade de aplicação dos resultados da aprendizagem, definidos pela direção do curso, no desempenho profissional, quer sobre a necessidade de inovar o currículo perante a alteração do regime geral de resíduos. Após uma análise qualitativa e quantitativa dos dados recolhidos, comprova-se que os resultados de aprendizagem do currículo são compatíveis com as necessidades do mercado de trabalho, apesar de alguns diplomados sugerirem algumas oportunidades de melhoria. Por fim, o investigador apresenta não só algumas propostas que poderão fomentar a simplificação do processo de formulação de resultados de aprendizagem, como também algumas pistas para a monitorização e avaliação, quer durante o percurso académico, quer após o ingresso no mercado de trabalho, as quais poderão contribuir para a melhoria contínua do Sistema de Qualidade do Ensino Superior, para a reconceptualização curricular, e, como tal, para o desempenho eficaz dos futuros profissionais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação e empregopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectMestradopor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectGestão de resíduospor
dc.subjectEngenheiropor
dc.titleCompatibilização entre o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e as necessidades do mercado de trabalho : estudo de um caso de gestão curricularpor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201648091-
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