You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarcos, Adérito-
dc.contributor.advisorRodrigues, João Miguel Fernandes-
dc.contributor.authorLeitão, Rui-
dc.date.accessioned2014-03-17T16:40:56Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:58Z-
dc.date.available2014-03-17T16:40:56Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:58Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationLeitão, Rui - Aprendizagem baseada em jogos [Em linha] : realidade aumentada no ensino de sólidos geométricos. [Lisboa] : [s.n.], 2013. 77 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3015-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3015-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractAs tecnologias digitais têm vindo a aumentar na diversidade e nas suas possibilidades, proporcionando novas oportunidades de transferência de conhecimento. No ensino, soluções de realidade virtual e aumentada têm vindo a ser utilizadas, explorando diferentes modalidades de interação e envolvimento dos alunos. Baseadas em princípios pedagógicos construtivistas, pretendem proporcionar ao aluno/utilizador acesso efetivo à informação em situações de experiências imersivas em tempo real. Uma das abordagens que tem ganho interesse é a aprendizagem baseada em jogos. Este projeto contempla o desenvolvimento de um jogo digital em contexto de atividades de ensino-aprendizagem que visa ajudar os alunos a adquirirem conhecimentos através de realidade aumentada, no campo da geometria. Pretende-se desenvolver um jogo que permita aos alunos do primeiro ciclo uma melhor capacidade de visualização das figuras geométricas no plano e no espaço; a compreensão de propriedades de sólidos geométricos; e a familiarização com o vocabulário próprio da geometria.por
dc.description.abstractDigital technologies have been growing in diversity and the possibilities they offer have increased, providing new opportunities for the transmission of knowledge. In teaching, the use of virtual and augmented reality has been on the rise, exploring different means of interaction and student engagement. Based on constructivist pedagogic principles, those pretend to provide the learner/user with effective access to information through real-time immersive experiences. Game-based learning is one of the approaches that have received growing interest. This project contemplates the development of a digital game in a teaching and learning context, which aims to help students acquire knowledge in the field of geometry with the help of augmented reality. The game is intended to develop the following competences in primary school learners: a better visualization of geometric objects on a plane and in space; understanding of the properties of geometric solids; and familiarization with the vocabulary of Geometry.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectTecnologia da educaçãopor
dc.subjectRealidades virtuaispor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectJogospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectGeometrypor
dc.subjectGame Based Learning (GBL)por
dc.subjectGamificationpor
dc.subjectAugmented realitypor
dc.subjectEducational technologypor
dc.titleAprendizagem baseada em jogos : realidade aumentada no ensino de sólidos geométricospor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139723-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.