You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, Lídia-
dc.contributor.authorSantos, Fernando Alberto Lufinha Vasconcelos Pereira dos-
dc.date.accessioned2014-03-18T10:31:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:39:59Z-
dc.date.available2014-03-18T10:31:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:39:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSantos, Fernando Alberto Lufinha Vasconcelos Pereira dos - Práticas de liderança do(a) director(a) de turma sob a perspectiva dos alunos [Em linha] : um estudo numa escola da Região Autónoma da Madeira . - Lisboa : [s.n.], 2013. - 153 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3017-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3017-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO trabalho de investigação que agora apresentamos insere-se na temática da liderança e pretende examinar o cargo o Director de Turma sob a perspectiva dos alunos. Nesta investigação, o principal objectivo consiste em conhecer as percepções que os alunos possuem relativamente ao desempenho das práticas de liderança dos directores de turma, segundo o modelo de Kouzes e Posner. A investigação metodológica escolhida inscreve-se no paradigma quantitativo, uma vez que utilizámos como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário. Os sujeitos são constituídos por 210 alunos do 7º ano de escolaridade do ensino básico ao 12º do ensino secundário, pertencentes a uma escola pública da Região Autónoma da Madeira e a recolha das opiniões dos alunos foi feita com base no questionário LPI - Observer (Leadership Practice Inventory) desenvolvido por Kouzes e Posner (2003) O nosso estudo engloba a pesquisa de teorias, trabalhos desenvolvidos nomeadamente em monografias, livros, teses e artigos, de forma a construir-se um quadro teórico de referência acerca da liderança e das atribuições e influências do director de turma. Neste enquadramento, pretende-se caracterizar a função do Director de Turma através das responsabilidades específicas no domínio da coordenação, e sobretudo conhecer a opinião dos alunos quanto ao papel desempenhado por esta figura da gestão intermédia escolar.por
dc.description.abstractThe research that we now present analyzes the issues of leadership and intends to examine the job the Director of Class from the perspective of students. The main objective in our investigation is to study the perceptions that students have about the practice of leadership by the class directors, according to the model of Kouzes and Posner. The research methodology falls within the quantitative paradigm, once chosen as an instrument of data collection the questionnaire survey. The participants are constituted by 210 students from the 7th to the 12th grade in a secondary school, of the Autonomous Region of Madeira. The collection of student’s opinions was based on the LPI questionnaire - Observer (Leadership Practice Inventory) developed by Kouzes and Posner (2003) Our comprises the search for theories, especially in monographs, books, theses and articles in order to build up a theoretical framework about the leadership and the roles and influences of the class director. This framework intends to characterize the role of class director through the specific responsibilities of coordination, and especially to know the opinion of the students about the role played by this figure of school management leadership.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de estabelecimentos de ensinopor
dc.subjectDiretor de turmapor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectMadeirapor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectPerspectivepor
dc.subjectDirector of classpor
dc.subjectPractices of leadershippor
dc.subjectInfluencepor
dc.titlePráticas de liderança do(a) director(a) de turma sob a perspectiva dos alunos : um estudo numa escola da Região Autónoma da Madeirapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138000-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.