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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3084
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dc.contributor.advisorMiranda, Branca-
dc.contributor.authorCastro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira-
dc.date.accessioned2014-04-21T10:30:19Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:00Z-
dc.date.available2014-04-21T10:30:19Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:00Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCastro, Fernanda Maria Rodrigues de Oliveira - Formação e supervisão de educadores de educação especial [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2013. 215 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3084-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3084-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste documento incide num estudo de caso relativo à formação e supervisão dos educadores de infância de educação especial. Neste âmbito aborda as diferentes conceções de supervisão e de desenvolvimento profissional destes docentes, enquadradas na formação inicial, na formação contínua e na formação especializada. O que ressalta deste discurso é o desvinculo, acentuado entre supervisão, desenvolvimento profissional e formação. Neste sentido, a supervisão é entendida como avaliação ou inspeção e o desenvolvimento profissional como reflexão das práticas pedagógicas. A formação é entendida como uma aquisição e saberes teóricos um pouco desagregada dos contextos escolares. Outra ideia que emerge deste estudo indica a exigência de um processo formativo mais atento à realidade das escolas e às necessidades dos docentes. Um processo formativo mais atento às características das escolas inclusivas, democráticas, flexíveis e inovadoras.por
dc.description.abstractThis paper focuses on a case study on the training and supervision of kindergarten special education. In this framework addresses the different conceptions of supervision and professional development of these teachers, classified based on initial training, continuing training and specialized training. What emerges from this discourse is the lack of connection between supervision, professional development and training. Thus, the supervision is understood as evaluation or inspection and professional development as reflection of teaching practices. In this line of thought training in special education, appears concerned with the acquisition of theoretical sabers, slightly broken reality of school life. Another idea that emerges from this study indicates the need for a training process closer to the reality of the needs of schools and teachers. A formative process closer to the characteristics of inclusive schools, democratic, flexible and innovative.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducador de infânciapor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectAvaliação dos professorespor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectPedagogical supervisionpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectInclusive educationpor
dc.titleFormação e supervisão de educadores de educação especial : um estudo de casopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140578-
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