You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3233
Title: 
O ensino do português em França : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?
Author(s): 
Sousa, Adelino Oliveira de
Description: 
Tese de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Aberta
Abstract: 
  • Este estudo pretende contribuir para uma política de difusão do ensino do português em parceria com a rede associativa da comunidade portuguesa em França. Começa por definir os conceitos de política de língua e de diversidade linguística, para depois abordar algumas das características sociolinguísticas desta comunidade e da sua rede associativa. Procede à análise dum corpus constituído pelas respostas de 42 dirigentes associativos para descrever a maneira como estas associações contribuem ou não para a promoção da língua portuguesa em França. Apresenta também uma análise estatística da situação atual do ensino do português. Termina fazendo algumas sugestões a implementar na rede associativa, para uma integração mais ampla do português nos currículos escolares franceses, nomeadamente através da difusão de informação que dê uma imagem positiva e moderna da língua, mostrando as vantagens de aprender português aos pais, às escolas e ao conjunto da opinião pública francesa.
  • Cette étude veut contribuer à une politique de diffusion de l’enseignement du portugais en partenariat avec le réseau associatif de la communauté portugaise en France. Elle commence par présenter les concepts de politique de langue et de diversité linguistique pour ensuite aborder quelques caractéristiques sociolinguistiques de la communauté portugaise. En analysant un corpus constitué par les réponses de 42 responsables associatifs, elle décrit la manière dont ces associations s’impliquent dans la promotion de la langue portugaise. Elle présente aussi une analyse statistique de la situation actuelle de l’enseignement de cette langue en France. En conclusion l’étude présente des suggestions pour une intégration plus large du portugais dans l’enseignement français en diffusant une image positive et moderne de la langue et de l’intérêt de son apprentissage auprès de l’opinion publique française.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Sousa, Adelino Oliveira de - O ensino do português em França [Em linha] : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?. [Lisboa] : [s.n.], 2013. 131 p.
Keywords: 
  • Ensino de línguas
  • Língua portuguesa
  • Segunda língua
  • Emigração portuguesa
  • Associativismo de emigrantes
  • Política linguística
  • França
  • Politique de langue
  • Associations
  • Communauté portugaise
  • Enseignement de la langue portugaise
  • Promotion de la langue
  • Intégration de la langue
URI: 
Rights: 
openAccess
Type: 
outro
Source:
http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3233
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.