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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3233
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dc.contributor.advisorSalomão, Ricardo-
dc.contributor.authorSousa, Adelino Oliveira de-
dc.date.accessioned2014-05-22T15:10:30Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:08Z-
dc.date.available2014-05-22T15:10:30Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:08Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSousa, Adelino Oliveira de - O ensino do português em França [Em linha] : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?. [Lisboa] : [s.n.], 2013. 131 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3233-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3233-
dc.descriptionTese de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste estudo pretende contribuir para uma política de difusão do ensino do português em parceria com a rede associativa da comunidade portuguesa em França. Começa por definir os conceitos de política de língua e de diversidade linguística, para depois abordar algumas das características sociolinguísticas desta comunidade e da sua rede associativa. Procede à análise dum corpus constituído pelas respostas de 42 dirigentes associativos para descrever a maneira como estas associações contribuem ou não para a promoção da língua portuguesa em França. Apresenta também uma análise estatística da situação atual do ensino do português. Termina fazendo algumas sugestões a implementar na rede associativa, para uma integração mais ampla do português nos currículos escolares franceses, nomeadamente através da difusão de informação que dê uma imagem positiva e moderna da língua, mostrando as vantagens de aprender português aos pais, às escolas e ao conjunto da opinião pública francesa.por
dc.description.abstractCette étude veut contribuer à une politique de diffusion de l’enseignement du portugais en partenariat avec le réseau associatif de la communauté portugaise en France. Elle commence par présenter les concepts de politique de langue et de diversité linguistique pour ensuite aborder quelques caractéristiques sociolinguistiques de la communauté portugaise. En analysant un corpus constitué par les réponses de 42 responsables associatifs, elle décrit la manière dont ces associations s’impliquent dans la promotion de la langue portugaise. Elle présente aussi une analyse statistique de la situation actuelle de l’enseignement de cette langue en France. En conclusion l’étude présente des suggestions pour une intégration plus large du portugais dans l’enseignement français en diffusant une image positive et moderne de la langue et de l’intérêt de son apprentissage auprès de l’opinion publique française.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectEmigração portuguesapor
dc.subjectAssociativismo de emigrantespor
dc.subjectPolítica linguísticapor
dc.subjectFrançapor
dc.subjectPolitique de languepor
dc.subjectAssociationspor
dc.subjectCommunauté portugaisepor
dc.subjectEnseignement de la langue portugaisepor
dc.subjectPromotion de la languepor
dc.subjectIntégration de la languepor
dc.titleO ensino do português em França : que política de língua para as associações da comunidade portuguesa?por
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140225-
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