You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3246
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorBettencourt, Sandra Cristina Oliveira Graça de Matos de-
dc.date.accessioned2014-05-31T13:13:31Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:08Z-
dc.date.available2014-05-31T13:13:31Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBettencourt, Sandra Cristina Oliveira Graça de Matos de - O livro e a leitura [Em linha] : expectativas dos utilizadores face às atividades da BE. Lisboa : [s.n.], 2013. 225 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3246-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3246-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractUma das funções primordiais da Biblioteca Escolar consiste na promoção do livro e da leitura. A leitura e, sobretudo, a sua compreensão determinam o sucesso individual, não só do aluno, como do cidadão em geral. A leitura é uma competência que condiciona os níveis de literacia da população. Problematizar leitura e literacia, processos de aquisição e fatores condicionantes desta aquisição, como o meio onde se insere o leitor e a BE, são questões essenciais neste estudo. A Biblioteca da Escola onde se desenvolveu o presente estudo esteve encerrada um ano e meio para obras de construção de um novo espaço. Decorridos dois anos de funcionamento, importava conhecer a sensibilidade dos leitores da biblioteca escolar em relação às atividades até agora desenvolvidas e as suas expectativas em relação às atividades de promoção do livro e da leitura a desenvolver no futuro. Tendo como ponto de partida as orientações europeias e da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, procurou-se analisar os hábitos de leitura dos utilizadores e o seu posicionamento em relação às propostas de atividades de promoção do livro e da leitura, que serão ainda fundamentadas na reflexão sobre os processos de aquisição e de desenvolvimento da referida competência.por
dc.description.abstractThe primary function of a school library is to promote reading and books. The personal success of a person or of an ordinary citizen is decided by his ability to read and even more by the fact that he understands what he is reading. The faculty of reading is a competence that will determine the levels of literacy of a population. The problematic caused by the reading ability and by the literacy of a population as well as the means of acquiring them, the triggers that will allow these acquisitions and the environment needed by the school library and by those who attend them are the essential elements of this study. The school library inside the school where study was developed was shut down during a period of a year and a half due to major transformations and the construction of a new space for the library. This new library has been reopened two years ago and it is necessary to evaluate the impact over the readers of our school library especially concerning the activities that have been developed until now as well as those concerning the promotion of books and reading in the future. Taking into consideration the European guides as well as those of the national plan on reading and those of the RBE, we shall propose activities that will promote reading and books. These activities will be based thinking of the acquisition process and the development of the competence in question.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPromoção da leiturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectAtividades culturaispor
dc.subjectExpetativapor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectReading promotionpor
dc.subjectReaders expectationspor
dc.subjectSchool librarypor
dc.titleO livro e a leitura : expectativas dos utilizadores face às atividades da BEpor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139812-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.