You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3307
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira-
dc.contributor.authorPereira, Maria do Carmo Pires Nunes-
dc.date.accessioned2014-07-08T11:25:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:09Z-
dc.date.available2014-07-08T11:25:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:09Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationPereira, Maria do Carmo Pires Nunes - Estratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básico [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 191 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3307-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3307-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNa elaboração deste trabalho, tivemos como incentivo conhecer quais as principais estratégias, aplicadas no ensino da educação visual, para o 2º e 3ºciclos do ensino básico e o nível de sucesso na aprendizagem. Foi nosso objetivo geral verificar quais as estratégias, normalmente, utilizadas pelos professores que lecionam esta disciplina. A preocupação pelo sucesso escolar, as aprendizagens significativas para a vida, como forma de adaptação à sociedade em constante mutação, reforçaram a pertinência deste estudo, na medida, em que se procurou conhecer quais as competências que o ensino desta disciplina potencia nos alunos. Tendo em conta os objetivos definidos, este estudo recaiu numa abordagem metodológica mista, em que nos propusemos fazer uma recolha de informação através de um inquérito aos docentes das escolas do segundo e terceiro ciclos da cidade da Guarda e entrevistas semiestruturadas aos professores desta área disciplinar. Os resultados deste estudo foram tratados estatisticamente e posteriormente analisados, permitindo-nos saber que os professores de educação visual usam estratégias diversificadas tais como oficinas e workshops, projeção de filmes/PowerPoint, visitas e exposições, estudo com pesquisa. Os resultados obtidos nesta disciplina são geralmente bons tendo sido apontadas várias razões. Pudemos ainda verificar que as atividades promovidas (trabalhos práticos e pesquisa) contribuem para o desenvolvimento do espírito crítico. Os recursos usados são diversificados desde os materiais tradicionais aos mais inovadores, possibilitando o desenvolvimento de capacidades de caráter psicológico, social e motor. Verificámos também que a maioria dos recursos e estratégias aplicadas no ensino de outras disciplinas são coincidentes com as utilizadas na educação visual. A frequência é que varia tendo em conta a especificidade de cada disciplina.por
dc.description.abstractThe purpose of this essay was to identify the main strategies that are applied in the teaching of the subject of Visual Education in the 2nd and 3rd cycles of the Basic Education and to understand students learning success. The general purpose was also to identify which are the strategies usually used by the teachers who teach this subject. The concern with students educational success+ and the significant life learnings as a way to adapt to a ever changing society, reinforced the relevance of this study in the sense that was tried to identify which competencies does this subject develops in the students. Having in consideration the defined goals, this study followed a mixed methodology in which was collected data from 2nd and 3rd grade Visual Education teachers of the city of Guarda (Portugal) both using a inquiry an running semi structured interviews. The results of this study were statistically analyzed and subsequently, allowed to know that teachers of visual education use diverse strategies such as workshops, films / PowerPoint, visits and exhibitions, study research. The results are generally good in this discipline for several reasons. It was possible to verify that the promoted activities (practical work and research) contribute to the development of critical thinking. The resources used are diversified from the traditional to the most innovative materials, enabling the development of capacity for psychological, social and engine character. It was also found that the majority of resources and strategies applied in the teaching of other disciplines coincide with those used in visual education. The frequency is ranging taking into account the specificity of each discipline.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação visualpor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subject2º Ciclopor
dc.subject3º Ciclopor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectStrategiespor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectVisual educationpor
dc.titleEstratégias de ensino na educação visual para o segundo e terceiro ciclos do ensino básicopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140667-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.