You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHenriques, Susana-
dc.contributor.advisorSeabra, Filipa-
dc.contributor.authorRicardo, Luís Filipe Firmino-
dc.date.accessioned2014-07-17T15:48:41Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:30Z-
dc.date.available2014-07-17T15:48:41Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationRicardo, Luís Filipe Firmino - Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação de desempenho docente [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2013. 453 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3321-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3321-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractDentro do tema lideranças escolares pretendeu encontrar-se, através da investigação que aqui se apresenta, o perfil e o estilo de líderes intermédios que tiveram a função de avaliar o desempenho dos docentes. Procurou fazer-se uma distinção entre estes dois conceitos (estilo e perfil) uma vez que, neste estudo e de uma forma geral entendido pelos autores e legislação que o consubstanciam, existe essa diferença. Assim, estilo de liderança foi ligado às características do comportamento do líder influenciadas pelos mais diversos fatores onde se incluem os traços de personalidade dos intervenientes, os seus estádios, as suas maturidades, as condições da organização, ou mesmo, imposições feitas pelo líder de topo (ou Lei), ou seja, estilo de liderança foi diretamente ligado à forma como se exerceu o cargo. E perfil de liderança foi relacionado predominantemente com as características profissionais/académicas existentes/exigidas, ou seja, com a definição de um status, ou currículo, para se poder exercer o cargo. Este estudo focalizou-se na legislação mais recente (DR n.º 26/2012) que estabeleceu as novas regras da Avaliação do Desempenho Docente (ADD) tendo sido, inevitavelmente, abordado também com algum ênfase o anterior modelo (DR n.º 2/2010) pois foi a partir daqui que um novo paradigma da ADD se começou a definir em Portugal. Limitou-se a Escolas com diferentes dimensões e características numa zona geográfica a um nível distrital (Leiria - Portugal) e que contivessem simultaneamente o 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Para dar cumprimento aos objetivos do trabalho fez-se uma triangulação de metodologias qualitativas e quantitativas através de uma análise documental (1ª fase do trabalho), observação participante, inquéritos por entrevista (2ª fase) e inquéritos por questionário (3ª fase) dirigidos aos líderes de topo da unidade Escola, aos seus líderes intermédios que têm a função de avaliar o desempenho docente e dirigidos também aos respetivos avaliados recorrendo a uma amostra da população em estudo. Encontraram-se três perfis de avaliador de desempenho docente distintos: o desejado pelos autores de referência e pelos próprios envolvidos na ADD, o institucional emanado pela legislação e o real que atuou no terreno. Relativamente ao estilo deste líder observou-se que se aproximava predominantemente de um “deixa andar” não intencional onde a predisposição para um estilo colaborativo pareceu ser o mais natural. A falta de informação e de formação por parte do líder de topo, as obrigações legais e a manutenção da camaradagem entre o avaliador e o avaliado condicionaram as suas posturas. Apontam-se ainda várias perspetivas relativamente a todo o processo da ADD.por
dc.description.abstractWithin the theme school leaderhips, we intended to find, through the present investigation, the profile and style of intermediate leaders who performed teachers’ evaluation. We tried to distinguish between two concepts (style and profile) since, in this study and generally accepted by authors and supporting legislation, there really is such a difference. Thus, leadership style was linked to the leader’s behavior characteristics affected by several factors as personality traits of all participants, their position on teaching career, their maturities, organization conditions or even impositions by the maximum leader or the law, i.e., leadership style was directly connected to the way it was performed. Leadership profile was mainly connected to existing/required professional/academic characteristics, ie, to the definition of status or mandatory curriculum to receive the assignment. This study focused on the most recent legislation (DR n.º 26/2012) which established new rules for teachers evaluation. The previous model (DR n.º 2/2010) has been inevitably also approached, with some emphasis, as it was at this point that a new model for teachers evaluation began to arise in Portugal. The study was confined to schools with different dimensions and characteristics in one single geographic district region (Leiria – Portugal) which held from the 7th to the 12th grade. To achieve our goals, both qualitative and quantitative methodologies through document analysis were used (phase 1), participating observation, interviews (phase 2) and surveys addressed to top leaders of schools, to intermediate leaders who perform teachers evaluation and to evaluated teachers, using a sample of the study population. Three distinct profiles of teachers evaluators were found: one desired by reference authors and real agents in teachers evaluation, the institutional one defined by legislation directives and the real one who acted on the field. Regarding the style of this leader, we observed that it was borderline to a non-intentional “laissez faire” with what seemed a natural predisposition to a collaborative style. The lack of information and of training of the top leader, the legal obligations and the keeping of cordial relationships between evaluator and evaluated teacher, have compromised their behavior. Several perspectives towards the whole process of teachers evaluation is also pointed out.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectLeadership profilespor
dc.subjectLeadership stylespor
dc.subjectPedagogical supervisionpor
dc.subjectSchool organizationpor
dc.subjectTeachers evaluationpor
dc.titleEstilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação de desempenho docentepor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101431813-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.