You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3384
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia-
dc.contributor.authorDias, Maria Cristina Douwens Lopes Ribeiro-
dc.date.accessioned2014-09-08T15:45:24Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.available2014-09-08T15:45:24Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDias, Maria Cristina Douwens Lopes Ribeiro - O impacto da mobilidade docente na organização escolar [Em linha] : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboa. Lisboa : [s.n.], 2014. 269 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3384-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3384-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractHoje em dia, a mobilidade docente constitui um dos problemas com que, grande parte, das organizações escolares se confrontam. Os quadros de escola têm sofrido profundas alterações devido à aposentação antecipada de muitos docentes que, em geral, são substituídos por outros em regime de contrato. Este facto provoca alguma instabilidade que pode afetar o clima e a qualidade das escolas, requerendo uma adaptação de estratégias de liderança quer por parte dos diretores, quer dos docentes que exercem cargos de liderança intermédia, como por exemplo os coordenadores de departamento. Esta investigação visa abordar algumas questões relacionadas com a referida problemática e que sejam conducentes a uma reflexão mais profunda. Começamos o nosso trabalho com um breve enquadramento teórico, focando aspetos como a organização escolar, a cultura e o clima de escola, a liderança em contexto escolar e a profissão de professor. A pesquisa empírica realizou-se numa escola secundária de Lisboa, situando-se, por isso, como um estudo de caso. Utilizou-se o método de entrevistas semiestruturadas para auscultar as perceções de docentes contratados, dos docentes coordenadores e da Diretora, numa tentativa de perceber qual o impacto da mobilidade docente na escola, nas lideranças e na prática letiva.por
dc.description.abstractThese days, teacher mobility is one of the problems which many schools have to deal with. Schools have changed deeply because teachers who had been teaching at the same school for years have retired early in time, being replaced by teachers with a short term work contract. This fact has caused some instability which may affect the climate and the quality of the school. Thus, new leadership strategies have to be adopted either by the Headmasters or by those with intermediate leadership positions such as the Heads of Department. With this investigation, we aim to approach some questions related to this problem, viewing a deeper reflection on it. The theoretical framework focuses on school organizations, school culture and climate, leadership in schools and the teaching profession. The empiric work took place in a secondary school in Lisbon, therefore it is meant to be a case study. The methodology followed consists mainly in semi-structured interviews in order to understand the perceptions that teachers with a short time contract, the Heads of Department and the Headmaster have about this matter. This being an attempt to know better the impact of teacher mobility as far as school organization, leadership and teaching practice are concerned.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectMobilidade profissionalpor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectClima organizacionalpor
dc.subjectQualidade da educaçãopor
dc.subjectSchool organizationpor
dc.subjectSchool climate and qualitypor
dc.subjectTeacher mobilitypor
dc.subjectLeadership strategiespor
dc.subjectIntermediate leadershippor
dc.titleO impacto da mobilidade docente na organização escolar : lideranças : que desafios? : estudo de uma escola secundária com 3º ciclo de Lisboapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138077-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.