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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3402
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dc.contributor.advisorDias, Helena Bárbara-
dc.contributor.authorNicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas-
dc.date.accessioned2014-09-15T15:37:09Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.available2014-09-15T15:37:09Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNicolau, Carla Rubina Vasconcelos Freitas - Dificuldades na elaboração de um texto escrito [Em linha] : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º ano. Lisboa : [s.n.], 2014. 109 p.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3402-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3402-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste presente estudo intitulado Dificuldades na elaboração de um texto escrito: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação foi realizado numa turma de 8ºano da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, no âmbito da disciplina de português. Centrado no desenvolvimento da competência da escrita, com recurso a ferramentas digitais, procurando, por um lado, analisar as potencialidades das TIC na aprendizagem da língua materna e, por outro, observar a motivação gerada junto dos estudantes. Atualmente, os alunos parecem viver absortos pelas tecnologias, quer na escola, quer em casa e começam a utilizá-las cada vez mais como apoio ao estudo, através do processador de texto, de apresentações de trabalhos ou pesquisas na internet. Similarmente os professores começam a integrar as tecnologias na sua prática docente, tanto nas ações de formação que realizam, como pelos recursos disponibilizados nas aulas. A investigação realizada com a turma referida, relatando a experiência desenvolvida sobre a construção do processo da escrita teve como ponto de partida a audição de um conto tradicional a partir do qual se desenvolveram estratégias, procedimentos e técnicas de trabalho que visaram motivar os estudantes para uma tomada de consciência das suas dificuldades em produzir textos escritos. Ao recorrer a um apoio tecnológico ativo, procurou-se conhecer até que ponto o computador e o recurso ao processador de texto podem contribuir para o aperfeiçoamento da expressão escrita. Foi possível conhecer e identificar vantagens e/desvantagens que o processador de texto permite quanto a melhoria da produção textual e quanto a novos graus de motivação para uso nas atividades em sala de aula por parte dos alunos. Foi, de facto, possível verificar melhorias significativas, não apenas quanto ao aumento da motivação para a escrita por parte dos estudantes, mas também quanto a uma maior diversidade lexical, maior estruturação textual e mais ampla clareza de raciocínio na produção de texto escrito. É, pois, possível afirmar que os estudantes de 8ºano de escolaridade estão mais sensibilizados para descobrir novos ambientes e novas estratégias de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe present study titled “Difficulties in preparing a written text: Use of Information Technologies and Communications” was held in a class of 8th grade of primary school 2nd and 3rd cycles Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade, within the discipline of Portuguese. Focused on developing the competence of writing, using digital tools, looking, first, to analyze the potential of ICT in the learning of the mother tongue and, secondly, to observe the motivation generated among students. Currently, students seem to live engrossed by technologies, either at school or at home and begin to use them increasingly as study support, through the word processor, presentation of papers or research on the internet. Similarly teachers begin to integrate technology in their teaching practice in both training activities they perform, as the resources available in the classroom. Research carried out with the gang said, recounting the experience developed on the construction of the writing process took as its starting point the hearing of a traditional tale from which have developed strategies, procedures and work techniques that aimed to motivate students for an awareness of the difficulties in producing written texts. By resorting to an active technological support, seeks to recognize the extent to which the computer and the use of word processing may contribute to the improvement of written expression. It was possible to know and identify advantages and/ disadvantages that the word processor allows much improved text production and how the new degrees of motivation to use the activities in the classroom by students. It was indeed possible to verify significant improvements, not only in increasing the motivation for writing by students, but also of greater lexical diversity, greater textual structure and broader clarity of reasoning in the production of written text. It is therefore possible to say that the students of 8th grade are more sensitized to discover new environments and new learning strategies.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectExpressão escritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEnsino da línguapor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subject8º anopor
dc.subjectWriting skillspor
dc.subjectdigital toolspor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectTeachingpor
dc.titleDificuldades na elaboração de um texto escrito : o uso das tecnologias de informação e comunicação numa turma de 8º anopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139197-
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