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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3405
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dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia-
dc.contributor.authorAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias-
dc.date.accessioned2014-09-17T08:33:22Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.available2014-09-17T08:33:22Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias - Processo de implementação da autoavaliação na escola [Em linha] : contributos para a sua definição. Lisboa : [s.n.], 2014. 140 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3405-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3405-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractPerante a exigência de escolas mais eficazes e eficientes, a avaliação das escolas assume-se como um instrumento fundamental para a sua consecução. Para além da avaliação externa, o DL 31/2002, de 20 de dezembro, contempla o processo de autoavaliação, o qual implica uma visão interna por parte de diferentes atores e permite a obtenção de informação mais rápida e fácil dos processos que lá decorrem. Desta forma, pretende-se que seja desenvolvido um processo de autoavaliação de acordo com o contexto específico de cada escola, através da identificação das fragilidades e potencialidades, que deve servir de base para a definição do respetivo plano de melhoria e desenvolvimento. Não se verifica na Região Autónoma da Madeira a exigência de um processo formal de autoavaliação, apesar de reconhecida como necessária, procedendo a maioria das escolas à mesma, embora de um modo informal. O presente estudo pretende conhecer as práticas e a cultura de avaliação existentes numa escola do ensino básico dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, e auscultar os professores sobre os procedimentos a adotar nas diferentes fases do processo, caso a escola opte por um processo formal de autoavaliação, ou este passe a ser de cariz obrigatório na região. De uma forma geral, verificou-se uma convergência da opinião do corpo docente sobre a importância estratégica da autoavaliação, tendo sido identificados os aspetos facilitadores e constrangedores de implementação do processo e as estratégias para a promoção de uma cultura de autoavaliação, mudança e melhoria contínua.por
dc.description.abstractGiven the demand for more effective and efficient schools, their assessment assumes itself as a fundamental instrument to attain them. In addition to external evaluation, the legislative decree no. 31/ 2002 of 20th of December, contemplates the self-assessment process, which implies an internal vision by the different actors and that enables faster and easier information about the processes that take place there. Thus, it is to be developed according to the specific context of each school, by identifying weaknesses and potential, which constitute the basis for the definition of the respective plan of improvement and development. Although recognized as essential, is not verified, in the Autonomous Region of Madeira, the demand of a formal process of self-assessment, proceeding schools to it, though in informal way. The present study aims to understand the practices and culture of self-assessment in a school of basic education 2nd and 3rd cycles and secondary education in the Autonomous Region of Madeira, and inquire teachers about the most suitable procedures to adopt in the different stages of the process, in case the school chooses for a formal process of self-assessment or it happens to be mandatory in nature in the region. In general, there was a convergence of opinion of the teachers about the strategic importance of self-assessment, and were defined the facilitating and constraining aspects of the process, and the promoting strategies of a self-assessment culture, change and continuous improvement in the school.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCritério de avaliaçãopor
dc.subjectEstudo de casospor
dc.subject2º Ciclopor
dc.subject3º Ciclopor
dc.subjectMadeirapor
dc.subjectSelf-assessmentpor
dc.subjectInstitutional evaluationpor
dc.subjectAutonomous region of Madeira’s educational systempor
dc.titleProcesso de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definiçãopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201137941-
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