You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.advisorRamos, Maria do Rosário-
dc.contributor.authorGomes, Estela Maria Martins Teixeira-
dc.date.accessioned2014-09-24T15:00:53Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:12Z-
dc.date.available2014-09-24T15:00:53Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGomes, Estela Maria Martins Teixeira - Desafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online [Em linha] : um estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2014. 190 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3431-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3431-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA Matemática e a Estatística constituem áreas do conhecimento com um grau de complexidade elevado, com terminologia muito específica, sendo estes alguns fatores que podem potenciar a existência de obstáculos na aprendizagem dos conteúdos; estas preocupações agudizam-se quando falamos em ensino online dadas as características muito particulares deste modelo de ensino/aprendizagem. A escassa investigação sobre o ensino da Matemática/Estatística a nível académico superior suscitou um interesse acrescido em investigar questões de cariz pedagógico afetas ao ensino da Matemática e da Estatística em contexto virtual, nomeadamente no 2º ciclo de estudos da Universidade Aberta, UAb. Em termos gerais, a investigação pretende analisar a adaptação do estudante ao Modelo Pedagógico virtual definido pela UAb, bem como a importância de adaptar a metodologia de ensino a circunstâncias particulares, nomeadamente à falta de conhecimentos prévios considerados fulcrais; o estudo das interações estabelecidas entre pares e com o docente foi alvo de interesse na tentativa de entender como a aprendizagem colaborativa pode afetar a aprendizagem dos conteúdos programáticos. A metodologia assume uma abordagem mista, sendo o design da investigação um estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de observação direta, da aplicação de um questionário aos estudantes e uma entrevista à docente responsável por uma unidade curricular do Mestrado em Estatística, Matemática e Computação. Os estudantes envolvidos no estudo são de diferentes países. Do presente trabalho, emergiram conclusões entre as quais se destacam a existência de uma tendência para os estudantes utilizarem com maior preponderância os fóruns que conduzem a resultados mais visíveis na avaliação final existindo diferenças entre os estudantes na forma como participam nos fóruns de acordo com os seus países de origem. A heterogeneidade de conhecimentos matemáticos é uma condicionante à aprendizagem. A adesão ao Modelo Pedagógico virtual é entendida, na generalidade, pelos estudantes, principalmente no que se refere à importância da aprendizagem colaborativa.por
dc.description.abstractMathematics and Statistics are highly complex fields of knowledge, with extremely specific terminology, which constitute some of the factors that may lead to obstacles in learning about contents; these concerns become even more applicable in the context of online education, in view of the very particular characteristics of this education / learning model. The scarce level of research on the subject of Mathematics / Statistics education in higher education has motivated additional interest in researching pedagogic issues with regard to education in Mathematics and Statistics in a virtual context, particularly in the 2nd study cycle of the Portuguese open university Universidade Aberta, UAb. In general terms, this research aims to examine the adaptation of students to the pedagogic model defined by UAb, as well as the importance of adapting the learning methodology to specific circumstances, such as a lack of essential background knowledge; close attention was paid to the study of interactions between peers and with the professor in an attempt to understand how collaborative learning can affect learning the contents of the syllabus. The methodology adopted follows a mixed approach, whereby the research design is a case study. The data was collected by means of direct observation, a survey submitted to students and an interview with the professor responsible for a curricular unit of the Master’s degree in Statistics, Mathematics and Computation. The students involved in this study come from different countries. From this work, conclusions were reached among which stand out the existence of a tendency for students to more preponderantly use the forums that lead to more visible results in their final evaluation, with differences between students in how they participate in the forums according to their country of origin. The heterogeneity of mathematical knowledge is a conditioning factor for learning. Observance of the pedagogic model is understood, in general, by the students, especially in as far as concerns the importance of collaborative learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectUniversidade Abertapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.subjectEnsino virtualpor
dc.subjectEnsino das matemáticaspor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectCollaborative learningpor
dc.subjectTeaching and learning statisticspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectVirtual learning modelpor
dc.titleDesafios e perspetivas do ensino da matemática no ensino superior online : um estudo de casopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140063-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.