You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Alda-
dc.contributor.advisorRelvas, Maria de Jesus C.-
dc.contributor.authorFonseca, Susana Monteiro dos Santos de Sousa-
dc.date.accessioned2014-09-24T16:02:55Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:12Z-
dc.date.available2014-09-24T16:02:55Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:12Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFonseca, Susana Monteiro dos Santos de Sousa - Utilização no ensino online de produtos multimédia na perspetiva digital storytelling [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 159 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3432-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3432-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA arte de contar histórias é intemporal e tem atravessado gerações. Nos dias de hoje, mantém-se o interesse nesta arte, apenas se alteraram os formatos das histórias. Assim sendo, deparamo-nos com um leque de produtos multimédia que vêm colorir a forma como as narrativas se apresentam. O Digital Storytelling permite combinar essa arte de contar histórias com as novas tecnologias, aliando a narrativa ao elemento digital, com áudio, vídeo e diversificados elementos multimédia que temos ao dispor. Esta dissertação foca o papel do Digital Storytelling no ensino e a forma como este pode complementar os conteúdos lecionados, favorecendo a motivação e um maior envolvimento no processo de ensino-aprendizagem. A investigação iniciou-se com a criação de guiões de Digital Storytelling sobre alguns conteúdos da Unidade Curricular de Sociedade e Cultura Inglesas I, das Licenciaturas em Línguas, Literaturas e Culturas – Variante de Línguas Estrangeiras, Línguas Aplicadas e Estudos Europeus, que resultaram na construção de três produtos multimédia, mais especificamente três vídeos, elaborados pela equipa técnica da Universidade Aberta. Estes vídeos foram posteriormente utilizados como recurso didático de suporte à lecionação dos respetivos conteúdos, e a eficácia e o impacto da sua utilização nas estratégias de aprendizagem foi avaliada pelos aprendentes. A partir da recolha metodológica dos resultados, mostro o impacto que a utilização do Digital Storytellig teve num ambiente concreto de aprendizagem, demonstrando a sua potencialidade enquanto recurso de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe art of storytelling is timeless and has crossed generations. Nowadays, though the interest in this art subsists, the formats of the stories have changed. Thus, we are presented with a wide range of multimedia products that brings colour to the way the narratives are represented. Digital Storytelling allows you to combine the art of storytelling with new technologies, by joining the narrative element with digital audio, video and the diversity of available multimedia elements. This dissertation focuses on the role of Digital Storytelling in education and how it can complement the contents that are taught, encouraging motivation and a more effective involvement in the teaching-learning process. This research began with the creation of Digital Storytelling scripts on some of the contents taught in the curricular unit English Society and Culture I of the Degrees in Languages, Literatures and Cultures – Variant of foreign Languages, in Applied Languages and in European Studies, which resulted in the construction of three multimedia products, namely three videos, produced by the Universidade Aberta technical team. These videos were used as didactic resources to support the teaching practice of their respective contents. The effectiveness and impact of their use on the learning strategies were evaluated by the learners. The methodological collection of outcome data made evident the impact that the use of Digital Storytelling had in a specific learning environment, demonstrating its potential as a learning resource.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectContador de históriaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectVozpor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectMateriais multimédiapor
dc.subjectDigital storytellingpor
dc.subjectCreativitypor
dc.subjectEducation/teachingpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectRenaissance learningpor
dc.subjectTechnologiespor
dc.titleUtilização no ensino online de produtos multimédia na perspetiva digital storytellingpor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138905-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.