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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3440
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Lina-
dc.contributor.authorLopes, Joaquim José Glória-
dc.date.accessioned2014-10-02T09:03:33Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.available2014-10-02T09:03:33Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLopes, Joaquim José Glória - Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico [Em linha] : estudo dum caso. Lisboa : [s.n.], [2014]. 253 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3440-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3440-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractAs tecnologias da Web 2.0 dão aos professores e alunos acesso ao um vasto conjunto de ferramentas que podem ser usadas para proporcionar novas formas de ensinar e aprender e ajudar os alunos a desenvolver tanto as suas capacidades básicas como níveis de domínio cognitivo mais avançados. As características da Web 2.0 favorecem o uso de boas práticas educativas como a colaboração e a participação ativa dos alunos na construção das suas próprias representações mentais. Esta dissertação centrou-se na utilização na disciplina de História de três ferramentas da Web 2.0 (Toonlet, GoAnimate e podcasts) e descreve a forma como uma turma do sétimo ano do Ensino Básico as usou para a criação dos seus próprios conteúdos. Os resultados obtidos sugerem que o trabalho com estas ferramentas promoveu a motivação para aprender, a criatividade e mudanças positivas na relação dos alunos com a disciplina de História, como se pode verificar nas entrevistas, nas opiniões expressas pelos alunos nos seus relatórios finais e na análise dos trabalhos realizados durante o ano lectivo. Os alunos consideraram que as aulas tinham sido mais motivadoras e úteis. Outros resultados importantes dizem respeito à dificuldade que os alunos mostraram em resumir a informação encontrada, em deixar a mentalidade de “caçador recolector” e na utilização do Toonlet e do GoAnimate devido ao facto de estas ferramentas se encontrarem em inglês.por
dc.description.abstractWeb 2.0 technologies gives teachers and students access to a vast array of tools that can be used to implement new ways of teaching and learning and help students develop both basic and higher order thinking skills. Web 2.0 characteristics support principles of good teaching and learning like collaboration and students’ active participation in the building of their own mental representations. This dissertation focused on enabling students to create their own content and describes the use of three Web 2.0 tools (Toonlet, GoAnimate and podcasts) by a class of Portuguese seventh graders in the history classroom. The findings suggest that the use of these tools by the students promoted motivation to learn, creativity and positive changes in the students’ relation with history, as evidenced through interviewing, opinions expressed in the students final reports and analysis of the products created during the school year. The students found that the classes were more effective and engaging. Other important findings relates to the difficulty the students showed in the process of summarizing the information, abandoning the “hunter-gatherer” mentality and in the use of Toonlet and GoAnimate because they were in English.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da históriapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subject3º Ciclopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectHistory teachingpor
dc.subjectK12por
dc.subjectICTpor
dc.titleWeb 2.0 no ensino da história e no ensino básico : estudo dum casopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140110-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

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