Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3441
- Title:
- As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literário
- Paiva, José Henrique Martins de
- Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta
- O presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.
- O presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.
- 2014
- Paiva, José Henrique Martins de - As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano [Em linha] : o texto transacional e o texto literário. Lisboa : [s.n.], 2014. 94 p.
- Ensino de línguas
- Língua portuguesa
- Tecnologia da informação e comunicação
- Processos de aprendizagem
- Ensino secundário
- Portuguese
- Teaching and learning
- 10th Grade
- ICT
- Computer
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3441
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.