You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3441
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Helena Bárbara-
dc.contributor.authorPaiva, José Henrique Martins de-
dc.date.accessioned2014-10-02T14:18:39Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.available2014-10-02T14:18:39Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPaiva, José Henrique Martins de - As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano [Em linha] : o texto transacional e o texto literário. Lisboa : [s.n.], 2014. 94 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3441-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3441-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.por
dc.description.abstractO presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectProcessos de aprendizagempor
dc.subjectEnsino secundáriopor
dc.subjectPortuguesepor
dc.subjectTeaching and learningpor
dc.subject10th Gradepor
dc.subjectICTpor
dc.subjectComputerpor
dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literáriopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139243-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.