Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3441
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Helena Bárbara | - |
dc.contributor.author | Paiva, José Henrique Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-02T14:18:39Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:40:13Z | - |
dc.date.available | 2014-10-02T14:18:39Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:40:13Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Paiva, José Henrique Martins de - As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano [Em linha] : o texto transacional e o texto literário. Lisboa : [s.n.], 2014. 94 p. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3441 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3441 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa : Investigação e Ensino apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário. | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como ponto de focalização as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação)1 inseridas na exploração do programa de Português 10º ano. Uma vez que a utilização das tecnologias é comummente aceite pelas várias gerações, sobretudo uma exigência dos jovens, é importante enquadrá-las nos diferentes anos de ensino e perceber a forma como estão a ser utilizadas na concretização dos conteúdos programáticos, neste caso no 10º ano. Este é o início de um percurso que ditará a possibilidade de cada aluno escolher o seu futuro, daí que o papel da escola e em particular do professor de Português seja o de grande impulsionador para o gosto pelo processo de ensino e de aprendizagem. O trabalho pretende, pois, refletir sobre as diferentes ferramentas de que os alunos dispõem para encararem todo o processo e a forma como o professor as utiliza. O principal destaque vai para o manual adotado, e o modo como a partir dele se pode potenciar o uso das tecnologias, cativando assim os alunos, tarefa árdua com que o professor se debate no dia a dia. Nesta perspetiva, e partindo do programa da disciplina de Português é traçado um percurso das TIC na educação, no contexto nacional, destacando a importância que o computador e o quadro interativo têm no ensino e em particular no âmbito desta disciplina. Para tal, são analisados projetos disponibilizados por diferentes editoras que têm como centro o manual e que orienta o trabalho a desenvolver na disciplina e apresentadas sugestões de abordagem das TIC envolvendo as tipologias de textos trabalhados no 10º ano, sejam do domínio transacional e educativo, sejam de cariz literário. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de línguas | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject | Processos de aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino secundário | por |
dc.subject | Portuguese | por |
dc.subject | Teaching and learning | por |
dc.subject | 10th Grade | por |
dc.subject | ICT | por |
dc.subject | Computer | por |
dc.title | As tecnologias da informação e da comunicação como contributo para a abordagem do programa de português no 10º ano : o texto transacional e o texto literário | por |
dc.type | outro | por |
dc.identifier.tid | 201139243 | - |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.