You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorgado, Lina-
dc.contributor.authorRodrigues, Luís Miguel Figueiredo-
dc.date.accessioned2014-10-17T12:45:37Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.available2014-10-17T12:45:37Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:13Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRodrigues, Luís Miguel Figueiredo - Os catequistas da arquidiocese de Braga aprendem na rede [Em linha] : análise das práticas digitais. [Lisboa] : [s.n.], 2014. 148 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3454-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3454-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEste trabalho vai apresentar o pensamento da Igreja católica sobre sociedade da informação e as suas implicações na missão de evangelizar, sobretudo a partir da cultura do encontro e da partilha. A partir do paradigma da sociedade em rede, verificam-se os pontos de convergência entre a cultura cristã e a cultura digital. O desejo de permanente conectividade não é apenas resultado das possibilidades tecnológicas. Vai ao encontro daquilo que são os desejos mais profundo do ser humano, e é aqui que em relação com a cultura cristã, que se percebe e diz pela comunhão, que se entrecruza com a realidade da comunicação. A segunda parte do trabalho versa sobre a aplicação de um inquérito por questionário, aos catequistas, para procurar perceber a utilização e presença que têm na Internet, sobretudo na Web 2.0, percebendo de que forma os catequistas usam as tecnologias digitais no exercício da sua atividade de voluntariado, bem como perceber como se manifesta a sua identidade digital. No final, pensamos poder estar em condições de aferir até que ponto aquilo que é o desiderato da instituição eclesial expressa na sua documentação está ou não a ser compreendida e a ter correspondência no concreto da população em estudo. Com este trabalho pretendemos contribuir para a compreensão deste fenómeno dentro da Igreja católica e fornecer indicações seguras para melhorar a utilização dos media no serviço da evangelização, no âmbito da catequese.por
dc.description.abstractThis paper will introduce Catholic Church thoughts about information society and its implications on the evangelization mission, especially from a culture of meeting and sharing. From the paradigm of network society, there are points of convergence between the Christian culture and digital culture. The desire for permanente connectivity is not only a result of the technological possibilities but it’s also a response to the deepest desires of the human being, and it is here that in relation to the Christian culture, that understands and says for communion, intersects with the reality of communication. The second part of this paper deals with the application of a survey, made to catechists, to understand the use and presence in the Internet, especially on the Web 2.0, realizing how they use digital technologies in the exercise of their voluntary activity, as well as understand how it expresses their digital identity. In the end, we think we can assess if the desideratum of ecclesial institution expressed in its documentation is being understood and how it matches in the concrete of the population under study. With this paper we intend to contribute to the understanding of this phenomenon within the Catholic Church and provide secure indications to improve the use of the media in the service of evangelization, in catechesis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectCatolicismopor
dc.subjectIgrejapor
dc.subjectEvangelizaçãopor
dc.subjectVoluntariadopor
dc.subjectCatequesepor
dc.subjectNetwork societypor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectDigital identitypor
dc.titleOs catequistas da arquidiocese de Braga aprendem na rede : análise das práticas digitaispor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140136-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.