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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3470
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dc.contributor.advisorMartinho, Ana Paula-
dc.contributor.authorDuarte, Elisabete Dias da Conceição-
dc.date.accessioned2014-10-29T12:31:37Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:14Z-
dc.date.available2014-10-29T12:31:37Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDuarte, Elisabete Dias da Conceição - Perceção social dos riscos associados à gestão de tratamentos das águas contaminadas [Em linha] : o caso do Porto de Sines. [Lisboa] : [s.n.], 2014. 206 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3470-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3470-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractSines devido ao historial desta região enquanto empreendimento representativo dum capital nacional ao serviço do desenvolvimento regional e nacional é hoje um ativo estratégico que só foi possível por ter sido concebido por homens que souberam pensar Portugal nas coordenadas do mundo. O Porto de Sines dispõe de uma Estação de Tratamento de Águas de Lastro (ETAL), concebida nos anos 80, destinada à receção e tratamento de águas descarregadas provenientes das lavagens dos tanques de carga – lastro contaminado e seus derivados, bem como as águas pluviais e outras eventualmente contaminadas, provenientes da área do TGL - Terminal de Granéis Líquidos e do TPQ – Terminal Petroquímico do Porto de Sines. Tendo presente os conceitos de cidadania, participação e a definição de risco, este trabalho através da conjugação da recolha de informações bibliográficas, documentais sobre a ETAL, de entrevistas por inquérito e questionários, pretendeu contribuir para o conhecimento do tipo de tratamento efetuado e da perceção social dos riscos associados à gestão deste tratamento das águas contaminadas, o caso de estudo – O Porto de Sines, e que são rejeitadas em meio hídrico, bem como as variáveis que podem influenciar essa perceção. Dos resultados obtidos, concluiu-se que o tratamento na ETAL não é o mais adequado tendo em conta os imperativos legislativos e de operacionalidade portuária. No que respeita à perceção social, existe alguma preocupação relacionada com as fontes de poluição que se julgam estar na origem das emissões para a atmosfera, da contaminação das águas oceânicas, superficiais e subterrâneas, embora se considere que o Pólo Industrial trouxe mais aspetos positivos que negativos à região de Sines. Tendo em conta os resultados obtidos no estudo exploratório, foram feitas considerações no sentido de reformular o sistema atual de tratamento que se verificou ineficaz e/ou estudar outras hipóteses alternativas. Foram propostas medidas de melhoria que se baseiam entre outras, em campanhas de informação/sensibilização às populações utilizando para isso os meios de comunicação locais, assim como a promoção de processos participativos baseados em conhecimento de causa e sentido de responsabilidade que reforcem nos grupos sociais, mecanismos de defesa e confiança que permitam contribuir para a implementação de ações no âmbito do desenvolvimento sustentável.por
dc.description.abstractSines, due to the story of this region as an enterprise representative of a national wealth serving the regional and national development, is today a strategic asset only possible as it was conceived by men/people that knew how to think Portugal in the world coordinates. The Port of Sines has a Station for the Treatment of Ballast Waters (ETAL) conceived in the 80’s, to receive and treat the ballast waters from the washing of cargo tanks – contaminated ballast and its derivate as well as pluvial waters or others originated from TGL – Terminal de Granéis Liquidos (Liquid Bulk Terminal) or TPQ – Terminal Petroquímico do Porto de Sines. Taking in account the concept of citizenship, participation and the definition of risk, this work through the conjugation of gathered bibliographic information, ETAL documentation, interviews by inquiry and questionnaire, seeks to contribute for the knowledge of the type of treatment done and to the perception of the social risks associated to the management of this treatment of the contaminated waters, “case study” – The Port of Sines, and that are rejected in hydric environment as well the variables that may influence that perception. Of the results obtained, the conclusion is that the treatment of the ETAL is not of the most adequate taking in the account legislation imperatives and port operation. Regarding social perception, it exists some concern related to the source of pollution which is thought to be in the origin of emissions to atmosphere, sea water contamination, superficial and subterranean, although it is considered that the Industrial Polo brought more positive aspects then negative to Sines region. Taking in the account the results obtained in the exploratory study, considerations were made in the direction of reformulating the actual treatment, which showed to be ineffective and/or study alternative hypothesis. It was proposed improved measures which are based, amongst others, in campaigns of information/sensibilization of the population, using for that all local medias as well as promoting participative proceedings based in knowledge and in sense of responsibility that will strengthen in the social groups, mechanisms of defense and trust which will allow to contribute to the implementation of actions in the ambit of sustainable growth.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectQualidade do ambientepor
dc.subjectGestão das águaspor
dc.subjectPoluição da águapor
dc.subjectTratamento de águaspor
dc.subjectPortospor
dc.subjectSinespor
dc.subjectRiskpor
dc.subjectPerception of riskpor
dc.subjectContaminated waterspor
dc.subjectTreatmentpor
dc.subjectPollutionpor
dc.subjectETALpor
dc.titlePerceção social dos riscos associados à gestão de tratamentos das águas contaminadas : o caso do Porto de Sinespor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138492-
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