Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3471
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morgado, Lina | - |
dc.contributor.author | Velosa, Mónica Filipa Matos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-29T14:31:38Z | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T17:40:14Z | - |
dc.date.available | 2014-10-29T14:31:38Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T17:40:14Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Velosa, Mónica Filipa Matos - Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel [Em linha] : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância. Lisboa : [s.n.], 2014. 204 p. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/3471 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3471 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta | por |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um estudo sobre a conceção, design e implementação de um módulo piloto sobre mobile learning, mais concretamente, sobre a conceção e design de microatividades para mobile learning em contexto de ensino a distância online, utilizando ferramentas da Web 2.0 móvel. A modalidade mobile learning surge como estratégia para desenvolver formação sobre aprendizagem móvel a distância. Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um módulo mobile learning, numa turma virtual online no ensino superior. O módulo de formação “Mobile learning – Microatividades experimentais” foi concebido e desenhado segundo os princípios revistos na fundamentação teórica, nomeadamente na concepção de microatividades e de microconteúdos específicos para contextos de aprendizagem móvel, no conceito da Web 2.0 móvel e na utilização deste tipo de ferramentas em estratégias de ensino e de aprendizagem no contexto de mobilidade. Foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades de quem se está a iniciar nesta metodologia. Os resultados obtidos através da análise das contribuições dos aprendentes revelam que as ferramentas da Web 2.0 móvel potenciam a facilidade na comunicação, interação, colaboração e socialização, promovendo uma maior aprendizagem em diferentes contextos, quando o estudante se encontra em mobilidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Elearning | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject | Dispositivos móveis | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | Internet | por |
dc.title | Microatividades para mobile com ferramentas web 2.0 móvel : estudo de caso num módulo piloto no ensino pós-graduado a distância | por |
dc.type | outro | por |
dc.identifier.tid | 201140179 | - |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.