Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3472
- Title:
- Digital storytelling no eLearning : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior
- Figueiredo, José Carlos Teixeira
- Dissertação de Mestrado em Pedagogia do E-Learning apresentada à Universidade Aberta
- O Storytelling foi desde os primórdios da Humanidade, uma das formas mais brilhantes de transmitir conhecimentos, hábitos e costumes entre os seres humanos. Esta forma de transmissão de conhecimentos, nunca desapareceu, simplesmente se foi adaptando à evolução dos tempos e das tecnologias disponíveis, o que reforça a importância desta forma de transmissão de conhecimentos. Assim, o Digital Storytelling, surge naturalmente, como uma nova etapa evolucionista do Storytelling. A possibilidade de enriquecer as narrativas, com imagem, áudio e texto, faz desta metodologia, um importante aliado para o processo de ensino/aprendizagem. Foi esta a convicção, que norteou a presente investigação, na qual se procurou compreender, de que forma o recurso à utilização da metodologia do Digital Storytelling, poderia ser um elemento facilitador, na aquisição e divulgação de conhecimentos. Através da metodologia design-based research foi concebido, implementado e avaliado um módulo de iniciação ao Digital Storytelling, numa comunidade de aprendizagem online no ensino superior, foi possível confirmar as suas potencialidades e identificar algumas das principais dificuldades, de quem se está a iniciar nesta metodologia.
- 2014
- Figueiredo, José Carlos Teixeira - Digital storytelling no eLearning [Em linha] : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior. Lisboa : [s.n.], 2014. 134 p.
- Ensino superior
- Elearning
- Tecnologia digital
- Recursos educacionais
- Contador de histórias
- Aprendizagem
- Materiais multimédia
- openAccess
- outro
- http://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3472
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.