You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3495
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Glória-
dc.contributor.authorPinheiro, Joaquim António-
dc.date.accessioned2014-11-17T10:04:52Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:14Z-
dc.date.available2014-11-17T10:04:52Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPinheiro, Joaquim António - A biblioteca escolar no contexto da escola inclusiva [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2014. 165 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3495-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3495-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA biblioteca escolar pode e deve fazer a diferença, fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas, capazes de utilizar diferentes ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das conceções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno no processo ensino/aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Assim, todos os alunos devem ser incentivados para a utilização da biblioteca escolar, não como atividade marginal ou secundária, mas como estando no centro do desenvolvimento curricular e formativo. A biblioteca escolar apresenta-se hoje como um centro de recursos informacionais e parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, tornando-se responsável, em grande medida, pela promoção e desenvolvimento das competências de leitura e literacia, que permitirão aos alunos, a integração efetiva e profícua na sociedade do conhecimento. O trabalho colaborativo, nomeadamente entre o professor bibliotecário e os restantes professores da escola, incluindo os que trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, surge também nos novos paradigmas educacionais como promotor de mudança na escola, fomentando práticas educativas inovadoras, tornando-se fator de desenvolvimento profissional e de construção de comunidades de aprendizagem. Tendo em consideração o contexto descrito, o nosso estudo, desenvolvido no concelho de Amarante, pretendeu analisar o modo como os professores de educação especial e os professores bibliotecários perspetivam a biblioteca escolar no âmbito do trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais.por
dc.description.abstractThe school library can make a difference by promoting free access to knowledge. Therefore the school library also develops users’ skills enabling them to exploit other kinds of libraries and different sorts of tools that could be integrated into their professional and social environment. Current pedagogical theories have increased the role of the student in the teaching/learning process. Learning is based on searching for, questioning, handling and applying information in real world scenarios. In this sense, all students should be encouraged to use the school library instead of considering it as a marginal or secondary activity since it is at the center of the learning curriculum. Currently, the school library is considered a center of information resources and a vital part of the teaching/learning process. The SL is largely responsible for the promotion and development of literacy and reading skills that will allow an effective and fruitful integration of students into the knowledge society. Collaborative work between the teacher librarian and other teaching staff, including those who work with students with special needs, can be considered within the new educational paradigms as a changing element for schools, fostering innovative educational practices while contributing to the development of professional skills and learning communities. In this sense, this study is based on examining the conceptions of special education teachers and teacher librarians perceive the scholar library at Amarante municipality in the context of working with students with special educational needs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectProfessor bibliotecáriopor
dc.subjectTrabalho colaborativopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSchool librarypor
dc.subjectTeacher librarianpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectCollaborative workpor
dc.titleA biblioteca escolar no contexto da escola inclusivapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139774-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.