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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3523
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dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto de-
dc.contributor.advisorAzeiteiro, Ulisses-
dc.contributor.authorNeves, Olinda Alves-
dc.date.accessioned2014-12-11T10:06:39Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:15Z-
dc.date.available2015-02-26T01:30:06Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationNeves, Olinda Alves - Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário [Em linha]. [São Vicente] : [s.n.], 2014. 415 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3523-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3523-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA exploração exacerbada dos recursos naturais para a satisfação das necessidades humanas e para a manutenção de certos padrões de consumo e estilos de vida provocou a exaustão dos recursos da natureza, a degradação sócio ambiental e a perda de valores na relação homem natureza. O problema não é o consumo porque somos consumidores. O presente estudo teve como objetivo principal aferir e compreender o nível de conhecimento, os comportamentos pró e pós-consumo, a natureza e a extensão das oportunidades e ameaças, bem como pontos fortes e fracos que os alunos e professores da escola secundária selecionada apresentam em relação ao consumo e sustentabilidade e a promoção de ações conducentes à sustentabilidade ambiental. Para a sua realização utilizou-se um guião de entrevistas elaborado para servir de instrumento de gestão da entrevista semi estruturada dirigida a uma amostra de 18 participantes. Os resultados indicam que a maioria dos participantes apresenta um nível de conhecimento satisfatório sobre o consumo e a sustentabilidade, embora se tenha verificado algumas discrepâncias entre os discursos ambientalmente sustentáveis e as práticas de consumo diário. As dificuldades financeiras, os preços elevados e a iliteracia ambiental são as justificativas apresentadas. Constatou-se no grupo uma consciência e sensibilidade para a proteção ambiental, aliadas a uma forte recetividade às informações veiculadas ao longo do estudo, valores que devem ser valorizados e estimulados pela educação ambiental, que deve ser transversal a toda a sociedade, pois para a sustentabilidade do planeta é necessário que todos passem por uma alfabetização ecológica.por
dc.description.abstractThe exaggerated exploration of natural resources to satisfy basic human needs, and to support certain lifestyles, as well as patterns of consumption, have caused overuse of the natural resources, degradation of the environment and loss of the relationship between men and nature. The issue is not consumption per say since we are all consumers. The main objective of this study is to assess and understand the level of knowledge, the behaviors before and after consumption, the nature and extent of opportunities and threats, as well as the strengths and weaknesses that students and high school teachers presented in relation to the consumption, sustainability and the promotion of actions that can lead to environmental sustainability. In order to get to that realization, a guide of interviews was created to serve as a management tool of the semi-structured interview to 18 participants. The results suggest that the majority of the participants demonstrated a satisfactory level of knowledge about consumption and sustainability; however, there were some discrepancies between sustainable environment and the practice of daily consumption. The justifications presented were high prices, economic hardship, and environmental illiteracy. It was observed that in the group there was an awareness and sensitive acknowledgment about the preservation of the environment, combined with a strong willingness to receive information throughout the study. This should be praised and stimulated for the education about the environment, which should be transmitted to the whole society, because an environmental literacy is vital for the sustainability of the planet.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectQualidade do ambientepor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectComportamentopor
dc.subjectCabo Verdepor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectSustainable consumptionpor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectSustainable environmentpor
dc.titleEstudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundáriopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138590-
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