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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3569
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dc.contributor.advisorAlmeida, Maria do Rosário-
dc.contributor.advisorOliveira, Amílcar-
dc.contributor.authorGomes, Pedro José Mazissa-
dc.date.accessioned2015-01-12T11:41:23Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:31Z-
dc.date.available2015-01-12T11:41:23Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGomes, Pedro José Mazissa - Influência das práticas de gestão de recursos humanos no desempenho organizacional, estudo do caso no setor bancário angolano [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2015. 414 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3569-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3569-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestão na especialidade de Recursos Humanos apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractCom a presente investigação qualitativa e quantitativa, pretendemos realizar a revisão bibliográfica e o estudo de caso do setor bancário angolano, com o objetivo de determinar a influência das práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) no desempenho organizacional (DO). Foi proposto um modelo teórico conceptual que, no seu conjunto, estabelece relações entre as dimensões de PGRH de Compromisso e Controlo ou Alto desempenho com indicadores do desempenho organizacional (IndDO), nomeadamente: indicadores de Colaborador, Eficiência, Eficácia, Cliente, Produtividade e Rendibilidade. Estudámos também, de forma comparativa, as PGRH entre os bancos angolanos no que toca à existência de diferenças de tratamento entre os agrupamentos funcionais do setor. Metodologicamente, elaborámos um questionário que foi aplicado a 479 colaboradores de bancos comerciais de Angola. Os dados foram analisados utilizando a modelação de equações estruturais. Além disso, aplicámos a anova a um fator, para a análise de diferenças entre PGRH e agrupamentos funcionais. Da análise dos resultados, no que se refere ao modelo final proposto, concluímos que, das 21 relações estudadas, 15 apresentam validade convergente com saturações fatoriais elevadas e significativas (valores absolutos t> 1,96; p<0,05), mas a qualidade de ajustamento do modelo não é a mais desejável, pelo que as conclusões também não são totalmente sustentadas pela verificação dos pressupostos de qualidade do modelo. Em relação à análise com ANOVA, concluímos que as duas hipóteses, VII e VIII, foram confirmadas, verificando-se uma maior influência da instituição bancária nas PGRH de Controlo ou Alto Desempenho efetuadas por cada instituição bancária angolana em comparação com as de Compromisso. Globalmente, podemos concluir, através da investigação efetuada, que as PGRH são cruciais no desempenho das funções pelos colaboradores do setor bancário angolano.por
dc.description.abstractWith this qualitative and quantitative research, we plan to conduct a literature review and a case study of the Angolan banking sector, aiming to identify the influence of human resources management (HRM) practices in organizational performance (OP). We propose a conceptual theoretical model that, as a whole, establishes relationships between the dimensions of HRM Practices Commitment and Control or High Performance and Organizational Performance Indicators, namely indicators of Contributor, Efficiency, Efficacy, Customer, Productivity and Profitability. We also study, comparatively, HRM Practices in Angolan banks, regarding the existence of differences in treatment among functional groups of the sector. Methodologically, we developed a questionnaire that was applied to 479 employees of commercial banks in Angola. We analyze data using structural equation modeling. Furthermore, we apply ANOVA to a factor, in order to analyze differences between HRM Practices and functional groupings. The analysis of the results, with regard to the proposed final model, concludes that, of the 21 relationships studied, 15 show convergent validity with high and significant fatorial saturations (absolute t values > 1.96, p <0.05), but the quality of fit of the model is not the most desirable, therefore, our conclusions are not fully supported by the verification of the assumptions of the model quality Regarding the ANOVA analysis, we conclude that the two hypotheses, VII and VIII, are confirmed, having been verified a greater influence of banking institution on Control and High Performance HRM Practices, made by each Angolan banking institution compared to HRM Practices of Commitment. Overall, the research we conducted allows the conclusion that HRM Practices are crucial in the performance of duties by employees of the Angolan banking sector.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectBancospor
dc.subjectRecursos humanospor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectComportamento organizacionalpor
dc.subjectTécnicas de gestãopor
dc.subjectBoas práticaspor
dc.subjectAngolapor
dc.subjectBankspor
dc.subjectHuman resources management practicespor
dc.subjectIndicatorspor
dc.subjectOrganizational performancepor
dc.subjectStructural equation modelingpor
dc.titleInfluência das práticas de gestão de recursos humanos no desempenho organizacional, estudo do caso no setor bancário angolanopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101288093-
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