You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSalomão, Ricardo-
dc.contributor.authorSilva, Isabel Cristina Rodrigues Heleno-
dc.date.accessioned2015-01-26T09:43:18Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:15Z-
dc.date.available2015-01-26T09:43:18Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSilva, Isabel Cristina Rodrigues Heleno - Expectativas do e-learning na política de língua do ensino do português no estrangeiro [Em linha]. Nice : [s.n.], 2013. 155 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3636-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3636-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação, enquadra-se no decurso da formação, ao nível do Mestrado em Português Língua Não Materna, tendo como principal objetivo na compreensão e reflexão dos modelos pedagógicos em contexto de educação via E-learning, centrado nas expetativas dos aprendentes, face a novas políticas de língua do ensino do português no estrangeiro e sua problemática perante um conjunto de fatores associados. Deste modo, para desenvolvimento deste estudo, contou-se com a colaboração de cento e cinquenta e seis aprendentes e optamos por utilizar como metodologia de recolha de dados na aplicação de questionário on-line, feita aos aprendentes do português língua estrangeira, no ensino primário e secundário da rede escolar na Europa. Posto isto, salientamos que os aprendentes apesar de terem uma enorme motivação no uso das novas tecnologias com recurso à Internet, na aprendizagem do português língua não materna, ainda assim não desejam abdicar da presença indispensável do professor dentro de uma sala de aula. A resistência à modalidade E-learning é notável, quando apontam falhas na aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, mas pretendem fazer uso destas ferramentas virtuais, num cariz lúdico e dinâmico tornando as aulas mais apelativas. Por outro lado, a modalidade via E-learning, segundo os aprendentes apresenta-se como uma opção viável, para os que não têm acesso à rede escolar do português língua estrangeira, baseados num modelo pedagógico enriquecido, com ferramentas de videoconferência (Skype, MSN, …) cumprindo com objetivos do ensino PLE. Pelas razões apontadas, acreditamos que este trabalho é bastante elucidativo, os resultados obtidos permitir-nos-ão conhecer melhor as expectativas destes aprendentes. Para além disso, apontaremos algumas estratégias pedagógicas, para uma melhor performance do sistema via E-learning na aprendizagem do PLE, servindo como objeto de reflexão relacionada com temática.por
dc.description.abstractThe present investigative study, it fits the educational study on a Master’s Degree in Portuguese not Native Language, with the goal of understanding and reflection of the teaching models in context of education by E-learning, centered on the expectations of learners in the presence of new language policies of the teaching Language Foreigner Portuguese and their problems face a set of associated factors. Thereby, for the development of this study, we can count on the collaboration of one hundred and fifty-six learners and we chose to use as a data collection methodology in applying online questionnaire, applied to the Portuguese learners a foreign language in primary and secondary education of the teaching of Portuguese foreign language in Europe. Therewith, it was shown that learners despite having a huge motivation in the use of new technologies using the Internet, learning the Portuguese not native language, still doesn't want abdicating essential presence of teacher in a classroom. Resistance to E-learning mode is remarkable, when point failures in the acquisition and development of language skills, but intend to make use of these virtual tools, a playful and dynamic nature making lessons more appealing. On the other hand, the mode via E-learning, learners presents itself as a viable option for those who do not have access to school network of Portuguese foreign language, whose use based on a pedagogical model, enriched with videoconferencing tools (Skype, MSN, ...) complying with objectives of education in Portuguese foreign language. For the reasons mentioned, we believe that this study is very pertinent; the results obtained will allow us to understand better the expectations of learners. In addition, we consider some pedagogical strategies, for better system performance by E-learning in learning (Portuguese foreign language) serving as the subject of reflection related to theme.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectElearningpor
dc.subjectPortuguês língua não maternapor
dc.subjectLanguage policypor
dc.subjectLinguistic planningpor
dc.subjectLanguage developmentpor
dc.subjectPortuguese no native languagepor
dc.titleExpectativas do e-learning na política de língua do ensino do português no estrangeiropor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140306-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.