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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3667
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dc.contributor.advisorDias, Helena Bárbara-
dc.contributor.authorDutra, Luísa Maria Gonçalves-
dc.date.accessioned2015-02-06T10:51:14Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:24Z-
dc.date.available2015-02-06T10:51:14Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDutra, Luísa Maria Gonçalves - Dispositivos móveis na aprendizagem de PL2 [Em linha] : telecolaboração e podcast, que valências?. Lisboa : [s.n.], 2014. 2 vol.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3667-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3667-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Português Língua Não Materna apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA generalização progressiva do uso de dispositivos móveis que está em curso no mundo atual oferece oportunidades adicionais de aprendizagem que os professores de línguas estrangeiras não deveriam ignorar, sobretudo em contextos em que o contacto com a língua alvo não é facilmente estabelecido. A investigação em aquisição de L2 já evidenciou a necessidade da prática da interação para o aperfeiçoamento de competências orais em línguas. O presente estudo procurou explorar a utilização de dispositivos móveis na aprendizagem de Português L2 por parte de dois grupos de estudantes do leitorado Camões IP em duas universidades da capital tailandesa. Para isso foram implementados dois projetos, um com cada um dos grupos, de desenvolvimento de competências orais: (i) Um projeto de telecolaboração com falantes de português da Escola Portuguesa de Díli e (ii) um projeto de utilização de podcast com vista ao aperfeiçoamento das competências de leitura. Os projetos duraram cerca de três meses durante os quais os estudantes foram desenvolvendo as atividades previstas com os seus dispositivos preferidos, sendo chamados a pronunciar-se sobre as mesmas no final dos projetos. Neste estudo de caso, a recolha dos dados foi feita através de questionários e entrevistas em dois momentos distintos: durante a fase de desenvolvimento dos projetos e no seu final. Os dados recolhidos permitiram concluir que os participantes têm uma perceção muito positiva do uso de dispositivos móveis em contexto de aprendizagem informal pela utilidade das atividades propostas e pelo facto de serem formas adicionais de aprendizagem sempre disponíveis e acessíveis. Neste estudo o smartphone foi o dispositivo preferido pela grande maioria dos participantes, sobretudo para ouvir os podcast e para interagir com os correspondentes.por
dc.description.abstractMobile devices use is undergoing rapid growth. Foreign language teachers shouldn’t ignore the opportunities that mobile devices offer to language learners, especially in contexts where the contact with the target language is not easily done. Research in L2 acquisition has demonstrated the importance of interaction to improve oral skills in languages. This study explores the use of mobile devices in Portuguese L2 learning with two groups of students of the lectureship Camões IP in Bangkok. Two projects of development of oral skills were implemented: (i) one telecollaboration project with speakers of Portuguese from Escola Portuguesa de Díli and (ii) one project using podcast distributed aiming at improving reading skills. The projects lasted around three months. During that time, participants developed the related activities with their devices and shared their perceptions about the experience. In this case study, data was collected through questionnaires and interviews during the projects implementation as well as during the final stage. The study reports that students have positive perceptions when using their mobile devices in an informal context of language learning due to the usefulness of the activities they had to carry out. The fact of having additional forms of learning always available and accessible was also underlined. The study also reports that the smartphone is the preferred device to undertake oral tasks, namely to listen to podcasts and to interact with partner students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectPortuguês língua não maternapor
dc.subjectEnsino virtualpor
dc.subjectAprendizagem de línguaspor
dc.subjectDispositivos móveispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectTailândiapor
dc.subjectMobile language learningpor
dc.subjectPortuguese L2por
dc.subjectTelecollaborationpor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectStudent’s perceptionspor
dc.titleDispositivos móveis na aprendizagem de PL2 : telecolaboração e podcast, que valências?por
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140322-
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