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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3753
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dc.contributor.advisorAzeiteiro, Ulisses-
dc.contributor.advisorMoura, Ana Pinto de-
dc.contributor.authorFranco, Fábio Esidério-
dc.date.accessioned2015-03-06T16:42:06Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:24Z-
dc.date.available2015-03-06T16:42:06Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationFranco, Fábio Esidério - Origem e rastreabilidade da carne e do peixe na perspetiva do consumo [Em linha] : um estudo exploratório. Porto : [s.n.], 2014. 99 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3753-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3753-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA globalização e a necessidade de aumentar a qualidade dos produtos alimentares impulsionaram a incorporação dos sistemas de rastreabilidade, capazes de dar resposta à otimização da cadeia de fornecimento. Os mecanismos de rastreabilidade devem assim assegurar o seguimento do produto desde a produção até ao consumidor final. O presente trabalho visa avaliar o conhecimento do conceito rastreabilidade e os principais fatores que influenciam as decisões de compra dos géneros alimentícios para os consumidores, em particular para as seguintes categorias alimentares: carne e peixe. Para o efeito, foram realizados 164 inquéritos a indivíduos em Portugal Continental, entre 1 de maio a 30 de novembro de 2013. Os inquiridos relevaram não conhecer o significado da palavra rastreabilidade no contexto alimentar e demonstram insegurança nos sistemas de rastreabilidade. No entanto, para as categorias de produto carne e peixe, a realização deste estudo exploratório permite afirmar que os consumidores portugueses valorizam os produtos nacionais, verificando-se ainda que o fator referido pelos inquiridos como o mais valorizado quer para a carne como para o peixe foi o aspeto, seguido do modo de criação e captura no mar, para aquisição de carne e peixe, respetivamente. Conclui-se ainda que apesar da situação económica, os consumidores portugueses estão dispostos a adquirir produtos certificados embora sejam mais dispendiosos.por
dc.description.abstractGlobalization and the need to increase the quality of food products boosted the incorporation of traceability systems capable of responding to the optimization of the supply chain. Traceability mechanisms should therefore ensure follow-up of the product from production to the final consumer. This study aims to evaluate the knowledge of traceability concept and the main factors that influence the purchase decisions of food for consumers, particularly for the following food categories: meat and fish. To this end, 164 surveys were carried out to individuals in Portugal, from 1 May to 30 November 2013. Respondents showed not know the meaning of traceability in food insecurity in context and demonstrate traceability systems. However, for the categories of meat and fish products, the realization of this exploratory study to suggest that the Portuguese consumers value domestic products, checking also that the factor mentioned by respondents as the most prized both for meat and for fish was the appearance, followed by the creation mode and capture at sea, for the purchase of meat and fish, respectively. It is concluded that even though the economic situation, the Portuguese consumers are willing to purchase certified products although they are more expensive.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConsumo alimentarpor
dc.subjectConsumidorespor
dc.subjectProdutorespor
dc.subjectCarnepor
dc.subjectPeixepor
dc.subjectRastreabilidadepor
dc.subjectConfiança alimentarpor
dc.subjectComprapor
dc.subjectConfidencepor
dc.subjectConsumerpor
dc.subjectFishpor
dc.subjectMeatpor
dc.subjectOriginpor
dc.subjectTraceabilitypor
dc.titleOrigem e rastreabilidade da carne e do peixe na perspetiva do consumo : um estudo exploratóriopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138735-
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