You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3869
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCláudio, Ana Paula-
dc.contributor.authorCarmo, Maria Beatriz-
dc.contributor.authorPinto, Vítor-
dc.contributor.authorTeixeira, Renato-
dc.contributor.authorGalvão, Diana-
dc.contributor.authorCavaco, Afonso-
dc.contributor.authorPereira, Mara Guerreiro-
dc.date.accessioned2015-04-15T14:03:30Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:09:11Z-
dc.date.available2015-04-15T14:03:30Z-
dc.date.available2017-12-14T17:09:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCláudio, Ana Paula [et al.] - Ambiente virtual para treino de competências de comunicação na área da saúde : o caso do atendimento em farmácia para automedicação. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 9, nº 9 (2014), p. 45-62por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3869-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3869-
dc.description.abstractEste artigo descreve um protótipo de Realidade Virtual destinado ao treino de competências técnicas e de comunicação dos estudantes de Ciências Farmacêuticas. Numa situação simulada, um humano virtual desempenha o papel de um paciente/doente que requer o apoio de um profissional numa farmácia, comunicando com este através de mensagens de texto. O estudante comunica com este personagem virtual escolhendo opções na interface da aplicação. Esta interface contém para cada situação: i) um conjunto de questões a colocar ao paciente, destinadas a esclarecer a sua situação de saúde, ou em alternativa, ii) um conjunto de respostas ou recomendações para os problemas dos pacientes, em última análise o medicamento e a posologia recomendados. Estes conjuntos contêm opções corretas e incorretas, tendo o estudante o propósito de alcançar o melhor desempenho possível, escolhendo sempre as corretas. A simulação decorre num cenário pré-gravado de uma farmácia real, no qual o paciente virtual está inserido. Este personagem virtual é capaz de exibir expressões faciais e tem movimentos naturais do corpo obtidos recorrendo à técnica de captura de movimentos.por
dc.description.abstractThis paper describes a Virtual Reality prototype for technical and communication skills training of Pharmaceutical Sciences students. In a simulated situation, a virtual human plays the role of a patient requiring the assistance of a professional in a pharmacy, communicating via textual messages. The student communicates with this virtual character by choosing options in the interface of the application. This interface contains for each Revista de Ciências da Computação, 2014, nº9 46 situation: i) a set of questions to pose to the patient to clarify his health condition, or alternatively, ii) a set of answers or recommendations to the patients' problem. These sets contain right and wrong options and the goal of the student is to attain the best performance by choosing always the right options. The simulation takes place in a pre-recorded scenario of a real pharmacy where the virtual patient was inserted. This virtual character is capable of exhibiting facial expressions and has natural body movements obtained by motion capture.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Abertapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectHumanos virtuaispor
dc.subjectCompetências sociais na área da saúdepor
dc.subjectAmbientes virtuais de treinopor
dc.subjectVirtual realitypor
dc.subjectVirtual humanpor
dc.subjectSocial skills in the health areapor
dc.subjectVirtual environments for trainingpor
dc.subjectREA-
dc.titleAmbiente virtual para treino de competências de comunicação na área da saúde : o caso do atendimento em farmácia para automedicaçãopor
dc.typeoutropor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://lead.uab.pt/OJS/index.php/RCCpor
Appears in Collections:Recursos Educacionais Abertos (REA) - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.