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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3897
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia-
dc.contributor.authorMurçós, Ana Paula da Cruz-
dc.date.accessioned2015-04-29T09:07:32Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:26Z-
dc.date.available2015-04-29T09:07:32Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMurçós, Ana Paula da Cruz - Errar faz parte de aprender [Em linha] : instrumentos alternativos de avaliação da aprendizagem na disciplina de inglês no 2º Ciclo. Lisboa : [s.n.], 2015. 185 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3897-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3897-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO foco deste estudo centra-se na avaliação formativa, designadamente procurando averiguar o contributo de diferentes instrumentos de avaliação tendo em vista o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Desde 1986, com a Lei de Bases 46/89, que sucessivos Despachos Normativos têm vindo a referenciar a necessidade da aplicação de instrumentos de avaliação exigentes, mas diversificados. Designadamente a utilização de instrumentos de avaliação alternativa como forma de fomentar uma prática pedagógica mais produtiva, centrada na aprendizagem e na sua regulação, com a participação ativa dos alunos. Optámos por utilizar em contexto de sala de aula, instrumentos de avaliação formativa sistemática através da criação de um portefólio, blogue e a aplicação dos testes em duas fases e verificar as suas vantagens e limitações. Elegemos o diário de bordo como o instrumento principal de recolha de dados, assim como o inquérito por questionário e entrevistas num trabalho de natureza qualitativa e que apresenta características de investigação-ação.por
dc.description.abstractThe aim of this study intends to rely on a formative assessment, mainly trying to find out the contribution of alternative demanding assessment instruments bearing in mind the success in the teaching-learning process. Since 1986, with the introduction of the Lei de Bases 46/89 successive Despachos Normativos have been mentioning the need to apply alternative demanding assessment instruments but diversified. Above all the need to apply assessment alternative instruments as a means of reinforcing a more productive pedagogical practice focused on the learning and in the regulation with the active participation of students. We chose to use in the classroom context systematic formative assessment instruments through the creation of a portfolio, blog and the application of the two phases tests and to find out its advantages and disadvantages. We chose the day-book notes as the main instrument of data gathering, as well as the inquiry through a questionnaire and interviews in qualitative work that presents action-research methodology.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de inglêspor
dc.subjectAprendizagem de línguaspor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectAutoavaliaçãopor
dc.subjectBlogpor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectFormative assessmentpor
dc.subjectAlternative assessment toolspor
dc.subjectSelf-assessmentpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleErrar faz parte de aprender : instrumentos alternativos de avaliação da aprendizagem na disciplina de inglês no 2º Ciclopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201140519-
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