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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3946
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dc.contributor.advisorOliveira, Isolina-
dc.contributor.authorMáximo, Ivone Carla da Costa Fernandes-
dc.date.accessioned2015-05-08T09:45:00Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:26Z-
dc.date.available2015-05-08T09:45:00Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMáximo, Ivone Carla da Costa Fernandes - Jogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade [Em linha] : um estudo de investigação ação. Lisboa : [s.n.], 2014. 201 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/3946-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/3946-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractNuma sociedade em que os adolescentes vivem num mundo cada vez mais concreto e imediato, em que as motivações não se encontram orientadas para a apreensão e entendimento de conceitos matemáticos, é fundamental apresentar esta disciplina como algo imprescindível na vida quotidiana, recorrendo a estratégias e métodos diferenciados. Deste modo, o uso de jogos digitais como ferramenta educativa tem um papel ativo na construção do conhecimento uma vez que fazem parte da vida quotidiana dos alunos proporcionando novas formas de aprendizagem. Neste estudo, que foi realizado no contexto do ensino profissional, apresenta-se uma revisão da literatura sobre jogos digitais como experiências de aprendizagem, bem como o enquadramento dos cursos de aprendizagem no âmbito do ensino profissional em Portugal. Esta dissertação tem como objetivo analisar de que forma a inclusão de jogos digitais como recurso didático pode contribuir para a motivação dos formandos, promovendo uma atitude mais positiva face ao domínio de formação Matemática e a Realidade e a melhoria das aprendizagens matemáticas. Para isso, foram aplicados quatro jogos digitais relacionados com os temas matemáticos constantes no referencial de formação, num curso de aprendizagem com 14 formandos que apresentavam um passado de insucesso escolar. O estudo decorreu entre março e outubro de 2013 num curso de aprendizagem de Técnico de Instalador de Sistemas Solares Térmicos, na região do Algarve. Assumiu-se uma investigação de natureza qualitativa tendo sido utilizada como metodologia a investigaçãoação. A recolha de dados incluiu a aplicação de inquéritos por questionário, a observação das interações entre os formandos, as produções realizadas e, também, as suas reflexões escritas sobre as tarefas que envolveram os jogos digitais. Os resultados indicam que a introdução de jogos digitais em contextos de aprendizagem formal promove a compreensão de conceitos, maior interesse e motivação para aprender Matemática.por
dc.description.abstractTeenagers live in a society which is nowadays more and more concrete and immediate. Youth motivation is not focused on learning mathematical concepts, so it seems fundamental to show Mathematics as something really necessary in daily life, by using diverse strategies and methods. Thus, using digital games as an educational tool, has an active role in building knowledge both because they are part of students’ daily routine and they give them an opportunity to get in touch with new learning strategies. In this study, literature review presents digital games as a learning experience set in a professional teaching context and professional teaching framework in Portugal. This essay studies in which way including digital games as a didactic resource can contribute to motivate students and promote a more positive attitude towards Mathematics and Reality. That is why four digital games were tested in a course with fourteen students with a past of school failure. These games were related to mathematical subjects which are part of the syllabus. The study occurred from March to October 2013, in a professional course of solar thermal installers, in the region of the Algarve. The research was conducted as a qualitative one and based on Action Research methodological approach. Data collection methods included questionnaire application, direct observations and students’ output, such as written reflections about tasks involved in digital games. The results show that using digital games in a formal learning context promotes concept understanding and increases interest and motivation to study Mathematics.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das matemáticaspor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInvestigação açãopor
dc.subjectJogo (método pedagógico)por
dc.subjectJogo eletrónicopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectMathematics teachingpor
dc.subjectProfessional teachingpor
dc.subjectDigital gamespor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleJogos digitais e aprendizagem formal no âmbito da matemática e a realidade : um estudo de investigação açãopor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138859-
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