You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAmante, Lúcia-
dc.contributor.authorIsidoro, Anabela Ramos-
dc.date.accessioned2015-05-25T14:18:58Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:27Z-
dc.date.available2015-05-25T14:18:58Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:27Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationIsidoro, Anabela Ramos - Alunos com necessidades educativas especiais [Em linha] : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua materna. Lisboa : [s.n.], 2014. 143 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4085-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4085-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractA sociedade vive atualmente um processo de mudança em que as novas tecnologias estão a tornar-se omnipresentes nas nossas vidas. O professor enquanto agente educativo deverá acompanhar essa mudança, através de novas descobertas e inovações tecnológicas enfrentando novos desafios e procurando novas soluções que potenciem o desenvolvimento da qualidade dos contextos em que atua. E é esse o nosso objetivo neste estudo de caso com alunos de necessidades educativas especiais: explorar e analisar o contributo do digital storytelling para promover o desenvolvimento da proficiência na língua materna. Designadamente no que respeita à compreensão, interação e produção oral do aluno, de acordo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Queremos experienciar e averiguar de que modo esta metodologia pode ser utilizada no ensino especial, ajudando e promovendo o potencial destes alunos. Procurámos, a nível teórico aprofundar conhecimentos sobre o digital storytelling e a sua importância e o impacto da educação especial. Abordámos o ensino português no estrangeiro (EPE), uma modalidade especial de ensino, como forma de aperfeiçoar o ensino português e a difusão da cultura portuguesa junto das comunidades portuguesas. Neste contexto, tentámos demonstrar que as novas tecnologias de informação (TIC) podem constituir um instrumento poderoso para as crianças que utilizam o português como a sua língua de expressão e de afeto. A nível metodológico optámos pelo paradigma qualitativo no desenvolvimento do estudo de caso, tendo em vista analisar e refletir sobre esta experiência pedagógica. Adotou-se uma perspetiva descritiva, centrando os objetivos no entendimento da forma como os alunos interpretam e dão sentido às suas experiencias e como estas se refletem quer no processo quer nos resultados de aprendizagem. Constatámos que o DST proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender, criar, pensar, interagir, conhecer, partilhar e realizar tarefas de uma forma estimulante e criativa, permitindo-lhes melhorar as suas competências na língua materna.por
dc.description.abstractCurrently our society lives in a process of change where the new technologies are becoming omnipresent in our lives. Teachers as educational agents should keep updated with these changes and should search for new solutions that improve the quality development of the teacher‘s acting context. This study aims to explore and analyze its contribute of the digital storytelling to promote the development of the mother tongue in students with educational needs. The study has the focus on student‘s comprehension, interaction and oral production, as agreed with the the Common European Framework of Reference for Languages. It will be experienced how this methodology can be used in the special teaching, helping and promoting these students‘ potential. At a theoretical level, the objective was to improve our knowledge about digital storytelling and its importance and impact in the special education. Teaching Portuguese in a foreign country is considered a special way of teaching and has the goal to improve the Portuguese teaching and to spread the Portuguese culture to Portuguese communities. In this context, it will be shown that the new information technologies can be a powerful instrument for children that use Portuguese as their language used for expression and show affection. At the methodological level, a qualitative paradigm was used in the development of the case studied, considering the analysis and reflection on this pedagogical experience. A descriptive perspective was used. The goal is about the understanding how students interpret and give sense to their experience and how these experiences reflect themselves in the learning process and results. Our results show that the DST enabled the students with the opportunity to learn, create, think, interact, know, share and execute tasks in a stimulating and creative fashion allowing them to improve their mother tongue skills.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsino da língua maternapor
dc.subjectEnsino no estrangeiropor
dc.subjectInovações educativaspor
dc.subjectTecnologia digitalpor
dc.subjectContador de históriaspor
dc.subjectDigital storytellingpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.subjectMother tonguepor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectInformation tchnologies and communicationpor
dc.subjectThe Common European Framework of Reference for Languagespor
dc.titleAlunos com necessidades educativas especiais : o digital storylling como estratégia de aprendizagem da língua maternapor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201138832-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.