You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4395
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Teresa-
dc.contributor.advisorOliveira, Amílcar-
dc.contributor.authorSouza, Mauro de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-07-08T13:47:27Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:29Z-
dc.date.available2015-07-08T13:47:27Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSouza, Mauro de Oliveira - Delineamento experimental e amostragem [Em linha] : uma aplicação no Ensino Público da Educação Básica no Estado de Rondônia-Brasil. Lisboa : [s.n.], 2015. 168 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4395-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4395-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estatística, Matemática e Computação apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractAs técnicas de amostragem e os delineamentos experimentais modernos permitem grande flexibilidade, eficiência, e poderosa manipulação estatística para análise de dados de levantamentos e de estudos observacionais. No âmbito da educação foi utilizada a estatística descritiva na análise exploratória de dados, técnicas de visualização e screening, para conseguirmos uma descrição e definição da estrutura dos dados. Serão usadas metodologias de modelação multinível, modelos ANOVA e ANCOVA. Iniciamos este trabalho iniciamos com uma revisão histórica literária, ilustrando a aplicação destas metodologias na área da educação, definindo as estatísticas, seguidas de uma exposição da construção deste tipo de modelos, na qual se utilizou os comandos do SPSS para ajustar e interpretar os modelos multinível. A aplicação feita foi baseada em dados reais, utilizando uma amostragem sistemática das escolas públicas estaduais, com o objetivo principal de analisar a influência na proficiência média em matemática nas escolas de ensino fundamental e médio, localizadas na região central de Rondônia. Para tal foi considerada uma amostra (n=55 turmas) nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio. No capítulo quatro foi demonstrada a utilidade do software R no delineamento estatístico: Estimadores lineares Bayesianos Bootstrap e na utilização de delineamento com amostragem pequena. Para realizar o estudo foram utilizados os comandos do SPSS e do software estatístico R, no ajustamento e interpretação dos modelos.por
dc.description.abstractThe sampling techniques and modern experimental designs allow great flexibility, efficiency and powerful statistical manipulation to data analysis surveys and observational studies. In education the descriptive statistics in exploratory data analysis visualization techniques and screening, are used to get a description and definition of the data structure. The methods of multilevel modeling, ANOVA and ANCOVA models were explored. This work began with a literary historical review, illustrating the application of these methodologies in education, and statistics definition, followed by a construction exhibition of this type of models, in which we used the SPSS commands to adjust and interpret the multilevel models. The application focus a real situation, using a systematic sampling of public schools, with the main objective to analyze the influence of the average proficiency in mathematics in elementary and secondary schools located in central Rondônia. To this, it was considered a sample (n = 55 classes) in the final grades of elementary school and high school. In chapter four was shown the usefulness of R to demonstrate the statistical design: linear Bayesian estimators Bootstrap are very useful in the use of design with small sample. For the study we used the SPSS commands and the statistical software R to adjust and interpret models.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectTeoria da amostragempor
dc.subjectInferência bayesianapor
dc.subjectAnálise de dadospor
dc.subjectProgramação de computadorpor
dc.subjectEnsino públicopor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectMultilevel linear modelpor
dc.subjectANOVApor
dc.subjectLinear Bayesian Estimators Bootstrappor
dc.subjectSPSSpor
dc.titleDelineamento experimental e amostragem : uma aplicação no Ensino Público da Educação Básica no Estado de Rondônia-Brasilpor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201139073-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.