You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGrave-Resendes, Lídia-
dc.contributor.authorCruz, Ema Judite Simões da-
dc.date.accessioned2015-07-17T11:17:00Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:30Z-
dc.date.available2015-07-17T11:17:00Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:30Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCruz, Ema Judite Simões da - A liderança do professor de MEM do 1º ciclo [Em linha] : as vozes dos alunos (núcleos de Lisboa e Tomar). Lisboa : [s.n.], 2014. 121 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4409-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4409-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractEsta investigação teve como objeto de estudo as perceções que os alunos têm acerca do exercício de liderança do professor do Movimento da Escola Moderna do primeiro ciclo, em contexto de sala de aula. Assim, foram versados os conceitos e modelos de liderança em diferentes situações, nomeadamente educacional, dando-se ênfase à perspetiva de Kouzes e Posner na práxis do professor líder. Como este estudo se restringe aos professores do 1.º Ciclo que implementam o modelo pedagógico do MEM nas suas práticas, foi feita uma abordagem à história e filosofia deste movimento associativo de professores, estabelecendo um paralelismo entre a cultura pedagógica e perfil dos professores do movimento e as Cinco Práticas e os Dez Mandamentos da Liderança, definidos por Kouzes e Posner (2009). Sendo a liderança do professor do MEM o objeto de estudo, demos voz aos alunos, que opinaram sobre as práticas do professor como líder e organizador do ambiente de sala de aula e acerca do seu perfil, tanto profissional como pessoal.por
dc.description.abstractThis research had as object of study the perceptions that students have about the Modern School Movement teacher leadership exercise of the first cycle, in the classroom context. So were versed concepts and models of leadership in different situations, including educational, giving emphasis to the perspective of Kouzes and Posner in teacher practice leader. As this study is limited to the 1st Cycle teachers implementing the pedagogical model of the MEM in their practices, an approach to the history and philosophy of this associative movement of teachers was made, establishing a correlation between the pedagogical culture and movement of teachers' profile and the Five Practices and the Ten Commandments of Leadership, defined by Kouzes and Posner (2009). As the MEM teacher leadership the object of study, we voice to students, who say about the practices of the teacher as a leader and organizer of the classroom environment and on your profile, both professional and personal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subject1º Ciclopor
dc.subjectLisboapor
dc.subjectTomarpor
dc.subjectLeadershippor
dc.subjectLeaderpor
dc.subjectTeacherpor
dc.subjectProfilepor
dc.subjectPedagogical practicespor
dc.titleA liderança do professor de MEM do 1º ciclo : as vozes dos alunos (núcleos de Lisboa e Tomar)por
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid201137976-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.