You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHenriques, Susana-
dc.contributor.advisorBarros, Daniela Melaré Vieira-
dc.contributor.authorBelli, Jurema Iara Reis-
dc.date.accessioned2015-07-22T08:39:12Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:33Z-
dc.date.available2015-07-22T08:39:12Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:33Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationBelli, Jurema Iara Reis - Novas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional [Em linha] : um estudo comparado entre Brasil e Portugal. Lisboa : [s.n.], 2014. 251 p.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4410-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4410-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Abertapor
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal investigar, numa perspectiva comparada, as políticas Brasileiras e Portuguesas de Formação de Docentes para o Ensino Técnico Profissionalizante, destacando as “Competências” e “Habilidades” necessárias para desenvolver uma Matriz de Referência Lusobrasileira de Formação Docente. Procurouse através de uma análise exaustiva, estabelecer as relações entre “Competências” e “Habilidades”. Utilizou-se a análise de conteúdo para realizar o tratamento dos dados qualitativos. O corpus documental para validação do estudo foi constituído por artigos, teses e documentos produzidos durante o período de 2000 a 2010. Os dados recolhidos pertenceram à esfera continental, onde os países Brasil e Portugal estavam envolvidos. Os resultados encontrados identificaram o papel fundamental do conceito de “Competência” na Formação Docente e o significado dado ao termo “Habilidade”. Foram identificados, através das diferentes matrizes, dezessete eixos determinando as diferentes dimensões e perspectivas de formação. No final apresenta-se uma Proposta de Matriz Lusobrasileira de “Competências e Habilidades” para a Formação Docente no Ensino Técnico Profissionalizante, apontando-se o cenário encontrado, as principais considerações, as limitações do estudo e as recomendações e projeções para trabalhos futuros.por
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate in a comparative perspective the Brazilian and Portuguese political training of teachers for Technical and Vocational Education, highlighting the skills and abilities necessary to develop an array of Portuguese-Brazilian reference to Teacher Training. The aim was to provide analysis and to establish the relationship between Skills and Abilities. It was used an analysis of content to perform the processing of qualitative data. The document corpus to validate the study was comprised of articles, theses and documents produced during the period 2000-2010. The data was collected in a continental sphere where s Brazil and Portugal were involved. The results identified the key role of the concept of Ability in Teacher Training and the meaning given to the term Skill. It was identified through the different patterns, seventeen axes given the different dimensions and training prospects. In the end it was presented a proposal of Pattern of Skills and Abilities for Teacher Training for Technical and Vocational Education, pointed out the present scenario, the main considerations, limitations of the study and recommendations for future work and projections. Keypor
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectCompetência pedagógicapor
dc.subjectEducação comparadapor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEstudos comparadospor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectBrasilpor
dc.titleNovas competências e habilidades na formação docente para o ensino técnico profissional : um estudo comparado entre Brasil e Portugalpor
dc.typeoutropor
dc.identifier.tid101433875-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.