You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Darlinda-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Maria João Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-10-07T11:23:29Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:43:33Z-
dc.date.available2015-10-07T11:23:29Z-
dc.date.available2017-12-14T17:43:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, Maria João Rodrigues - A aprendizagem da noção de número e da resolução de problemas aritméticos na triangulação professor, alunos e manual escolar [Em linha]. [S.l.] : [s.n.], 2015. 290 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4490-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4490-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Educação apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem como ponto de partida a análise do processo de ensino aprendizagem segundo o modelo de Rezat (2009), que visa compreender a interação entre o conhecimento matemático, o professor, o aluno e o manual escolar. Deste modo, através de entrevistas e da observação de aulas, analisamos as conceções acerca da aprendizagem infantil da Matemática de quatro professores, do 2º ano de escolaridade, as suas práticas pedagógicas desenvolvidas dentro da sala de aula, bem como, o manual escolar adoptado e o desempenho infantil dos seus alunos em relação à aprendizagem da noção de número, das operações aritméticas (adição, subtração e multiplicação) e da resolução de problemas aritméticos. Dos dados recolhidos nesta investigação verificou-se que as conceções procedimentais (Ma, 2009) que os professores participantes apresentavam, influenciavam as suas condutas dentro de sala de aula, designadamente, ao nível das atividades que escolhiam e a forma como apresentavam os conteúdos matemáticos às crianças. O peso que cada professor atribuía ao manual escolar era também determinante para o destaque que o mesmo tinha dentro da sala de aula e a qualidade do mesmo no tipo de exercícios que eram apresentados às crianças. Desta forma, o desempenho das crianças na resolução de problemas aritméticos, das operações aritméticas de adição, subtração e multiplicação e de exercícios que remetiam para a noção de número, foi consonante com as práticas pedagógicas desenvolvido com eles pelos seus professores.pt_PT
dc.description.abstractThe starting point of this research is the analysis of the teaching-learning process on the basis of the model of Rezat (2009), which aims to understand the interaction between the mathematical knowledge, the teacher, the student and the textbook. To achieve this goal, throughout classroom observation and interviews, we analyze the conceptions of four professors, who teach 2nd grade, their classroom pedagogical practices, as well as, the mandatory mathematics textbooks, adopted in the schools where this research took place, the children' performance in the following mathematical topics: number sense, arithmetic operations (addition, subtraction and multiplication) and problem solving, mainly word problems, were also analysed. The analyses of the data collected in this investigation shows that procedural concepts (Ma, 2009) of the four teachers who participated in this study, influenced their behavior within the classroom, in particular, the type of activities they decided to use in the classroom and the way they presented the mathematical content to their students. The place that each teacher assigned to the textbook was also crucial to understand the quality of the cognitive challenges posed by the mathematical problems and other activities that were presented to children in the classroom. The main conclusion of this research is that the performance of children in solving arithmetic problems, in calculating arithmetic operations of addition, subtraction and multiplication and in doing exercises which referred to the notion of number, as well as their cognitive engagement was in line with the proposals presented to them by their teachers.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subject1º Ciclopt_PT
dc.subjectEnsino das matemáticaspt_PT
dc.subjectAritméticapt_PT
dc.subjectNúmerospt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectNumber sensept_PT
dc.subjectWord problemspt_PT
dc.subjectTextbookpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titleA aprendizagem da noção de número e da resolução de problemas aritméticos na triangulação professor, alunos e manual escolarpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid101254105-
Appears in Collections:TESES DE DOUTORAMENTO - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons