You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4518
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Cláudia-
dc.contributor.authorManhique, Agostinho Ezequias-
dc.date.accessioned2015-10-29T16:05:29Z-
dc.date.accessioned2017-12-14T17:40:39Z-
dc.date.available2015-10-29T16:05:29Z-
dc.date.available2017-12-14T17:40:39Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationManhique, Agostinho Ezequias - A gestão e liderança das escolas em Moçambique [Em linha] : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwè. Lisboa : [s.n.], 2015. 151 p.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/4518-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/10400.2/4518-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Abertapt_PT
dc.description.abstractA problemática da liderança e da gestão escolar são de extrema importância no contexto educativo moçambicano e constam da maior parte das orientações políticas para a educação deste país. Nesse sentido, o estudo desta problemática tem como principal objetivo contribuir para a melhoria do sistema de ensino e aprendizagem de Moçambique, rumo ao desenvolvimento do próprio país. Deste modo, a gestão e liderança escolar constituem pilares importantes para o desenvolvimento da escola e da educação, em geral. Neste contexto torna-se importante que o diretor da escola, na qualidade de gestor e administrador escolar, saiba fazer da melhor maneira a combinação destes dois mecanismos rumo ao alcance dos objetivos educacionais. O presente trabalho de investigação pretende analisar o modo como o gestor escolar combina os mecanismos de gestão com as ações de liderança numa escola em particular e consistiu num estudo de caso de tipo exploratório onde foram aplicadas entrevistas ao diretor da escola, à diretora ajunta pedagógica, a dois professores, um funcionário administrativo e a um membro do conselho da escola no sentido de compreender as suas percepções sobre a ação do diretor da escola em termos de gestão e liderança. O enquadramento teórico irá apresentar os conceitos de gestão e de liderança, estilos de liderança e o papel do diretor como gestor escolar. Os resultados da pesquisa mostram que o diretor combina mecanismos de gestão com ações de liderança fazendo cumprir as tarefas influenciando a equipe para o trabalho e envolvendo a todos colaboradores na gestão da escola.pt_PT
dc.description.abstractThe problems of leadership and school management are of extreme importance in the educational context of Mozambique and in most of the political guidelines for the education of this country. In this sense, the study of this problem has as main objective to contribute to the improvement of the teaching and learning system of Mozambique, towards the development of the country itself. In this way, the management and school leadership are important pillars for the development of school and education in General. In this context it is important that the school principal, acting as Manager and school administrator, can do in the best way the combination of these two mechanisms toward the achievement of educational goals. This research aims to examine how the school Manager combines the management mechanisms with the leadership actions in a particular school and consisted of a case study of exploratory type where the interviews were applied to the school principal, the principal, two teachers pedagogical rakes, an administrative officer and a member of the School Board in order to understand their perceptions about the action of the school principal in terms of management and leadership. The theoretical framework will introduce the concepts of management and leadership, leadership styles and the role of the school principal as a school manager. The survey results show that the school principal combines management mechanisms with leadership actions do fulfill the tasks influencing the team to work and involving all employees in the management of the school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectGestão de estabelecimentos de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino primáriopt_PT
dc.subjectEstudo de casospt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da educaçãopt_PT
dc.subjectMoçambiquept_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectSchool development mechanismspt_PT
dc.titleA gestão e liderança das escolas em Moçambique : um estudo de caso na escola primária completa do 1º bairro na cidade de Chókwèpt_PT
dc.typeoutropt_PT
dc.identifier.tid201137925-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Universidade Aberta de Portugal

There are no files associated with this item.
 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons